terça-feira, 8 de setembro de 2009

REVISTA Isto É Gente - Maio 2006


A aluna supera o professor
Após uma bem-sucedida mudança dos programas infantis
para uma atração para a família, Eliana leva a Record à vice-liderança vencendo o primeiro patrão, Silvio Santos, diz que sofre pressão da família para ter um filho e conta que passou
a assistir futebol por causa do marido

texto Jonas Furtado, fotos Edu Lopes
A apresentadora Eliana Michaelichen passou 16 anos – 7 deles no SBT e o restante na Record – com a missão de divertir o público infantil todas as manhãs de segunda a sexta-feira, até que, em agosto de 2005, ela se deparou com um novo desafio: entrar na chamada guerra de audiência aos domingos à frente de uma atração voltada para a família toda. E logo na gravação do programa de estréia de Tudo É Possível, que ela comanda todo domingo à tarde na Record, veio o primeiro susto. “Não havia crianças na platéia”, recorda Eliana, admitindo uma certa ansiedade e um nervosismo ao abrir a apresentação. “A responsabilidade é muito maior do que em um programa diário. É a responsabilidade de falar com a família brasileira e estar em uma guerra aos domingos. É um tiro só, uma única tentativa (por semana)”, diz. E, semana após semana, a pontaria de Eliana, 32 anos, provou-se certeira. Concorrendo com pesos-pesados das tardes de domingo, como Gugu e Faustão, Tudo É Possível, que vai ao ar das 14h às 15h50, colocou a Record na segunda posição no horário, superando o SBT, com 8 pontos de média. A concorrência resolveu contra-atacar com armamento pesado. Na última semana de março, Eliana soube que o próprio Silvio Santos, o homem que a transformou de cantora a apresentadora e foi seu primeiro patrão na televisão, a enfrentaria na tarde do domingo 2 de abril, com o programa Family Feud. “Senti um peso grande quando soube que Silvio ficaria no horário de Tudo É Possível”, assume Eliana. “Pensei: ‘Agora não vai dar, acho que a gente não segura a onda’.”

A apreensão e insegurança duraram até pouco depois das 16h do domingo 2. Em casa, ao lado do marido Eduardo Guedes, Eliana acabara de assistir ao programa quando o telefone tocou. Era o diretor de Tudo É Possível, Carlos Cesar Filho. “Eliana, parabéns. Continuamos na vice-liderança”, comunicou, já de posse dos números iniciais do Ibope. A vitória se repetiu nas duas semanas seguintes. Eliana, que já havia desbancado o Domingão do Faustão por duas vezes (a última delas em 5 de fevereiro, quando ficou a frente da Globo por 8 minutos), provara ser realmente uma arma poderosa na guerra pela audiência aos domingos.
“Silvio Santos foi e é um grande mestre”, afirma Eliana. “Espero que, sinceramente, ele se sinta orgulhoso da boa aluna que eu fui.” A entrada de Silvio no campo de batalha foi mais uma cartada do SBT
na tentativa de recuperar o terreno perdido para a Record. Com o fracasso da empreitada, a emissora colocou no ar, no último domingo 23, um especial com os melhores momentos do programa Ídolos,
para encarar Eliana. Após sete finais de semana de consecutivas derrotas, o SBT finalmente conseguiu retomar a segunda posição do horário – Ídolos, que vai ao ar com episódios inéditos às quartas e quintas-feiras, cravou 13 pontos de média contra 8 de Tudo É
Possível –, chegando a ficar à frente do Domingão do Faustão em alguns momentos.

Eliana manteve sua média semanal, o que indica que ela talvez já tenha um público cativo aos domingos, como reconhece um antigo e conceituado funcionário do SBT, parceiro e amigo de Silvio Santos há duas décadas, Luiz Bento. “O produto que Eliana apresenta é bom”, diz ele, que é diretor do programa Rei Majestade, apresentado por Silvio e derrotado por Tudo É Possível no dia 9 de abril. “Nossa programação aos domingos está muito descaracterizada. Isso fez com que o público que nos acompanhava buscasse outros canais e se identificasse com a Eliana. Hoje, não temos um produto para colocar às três da tarde e combater a Eliana.
Já Guilherme Stoliar, conselheiro-executivo do SBT e sobrinho de Silvio Santos, tentou minimizar a evolução do Tudo É Possível, de Eliana. “Não é um assunto de grande relevância”, limitou-se a comentar.

Desde o final de 2005, a loura que atormenta Silvio Santos negocia a renovação de seu contrato com a Record, que termina em setembro. Em meio às negociações, surgiram rumores de que o SBT teria feito uma proposta para ter Eliana de volta. A emissora do dono do Baú emitiu nota no seu site, na qual afirmava que “não é verdade que o SBT tenha feito qualquer insinuação para a apresentadora Eliana”. Os atuais patrões da Record aprovam o desempenho de Tudo É Possível. “Estamos satisfeitos com os números. Mas não foi exatamente uma surpresa, pois já esperávamos um bom desempenho de Eliana”, afirma Alexandre Raposo, presidente da Record. “O público foi muito receptivo à transição dela de apresentadora infantil para líder de um programa dirigido a toda família.”

Apesar da situação favorável para o pedido de um substancial aumento de salário, Eliana diz que essa não é uma de suas principais reivindicações. “Não quero mais dinheiro e sim mais conteúdo, mais cultura para minha vida”, garante. Entre suas exigências, a apresentadora quer manter cláusulas especiais do presente acordo, como a que garante a ela o direito à licença-maternidade caso tenha um filho. “Depois de ter brincado tanto com os filhos dos outros, o que penso mesmo futuramente é em brincar com os meus”, diverte-se ela – que em julho lança seu novo CD infantil e, até o final do ano, coloca nas prateleiras seu segundo livro.

Casada há um ano e quatro meses, Eliana diz que a pressão familiar pelo bebê é fortíssima. “É pressão total. Vou na casa da minha sogra e (perguntam): ‘E o neto?’. Vou na casa da minha mãe: ‘E o meu netinho?’. Vou na casa da minha irmã: ‘Eu quero ser titia’. Calma, gente, calma. Fico tentando acalmar a ansiedade da família”, diz, sempre ressaltando que o momento é de dedicação total ao trabalho. “O baby pode esperar um pouquinho.”
Companheira, Eliana acorda todos os dias às cinco da manhã com o Eduardo, que trabalha no programa Hoje em Dia, da Record, e vai
ao ar ao vivo às 9h15. Assim que ele deixa a casa ela volta a dormir para começar o dia para valer após as oito da manhã. O próximo encontro entre os dois geralmente acontece à noitinha. Caseiros, raramente saem para badalar e, quando viajam, o destino geralmente é o litoral sul do Rio de Janeiro. “A gente gosta muito de ir para Parati. Tem a cidade, se quiser um pouco de movimento, tem mata, cachoeiras”, diz Eduardo.

Chef e dono de sorveteria, ele revela que, em casa, tem que dividir o fogão com a esposa. “Eliana cozinha bem, encara como uma terapia. Faz um purê de mandioquinha muito bom e faz massas muito bem.” Além das panelas, o casal também desenvolveu outros passatempos. À noite, quando o sono demora a vir, jogam baralho deitados na cama. E dia de jogo do Corinthians (time do coração de Eduardo) na televisão é sagrado. “Aprendi a gostar e fico compartilhando o ‘Coringão’ com ele. Nunca tive um time, mas depois do casamento tenho prestado atenção no Corinthians – até para evitar brigas”, brinca Eliana.

Em troca, Eduardo está sempre junto com a esposa em lojas e shoppings. “Homem nenhum gosta de acompanhar a mulher nesse tipo de coisa. Tem que ter uma tolerância. Eu cedo ao futebol, e ele cede às minhas compras”, diz ela. Mas, como em qualquer outro relacionamento, o casal Eduardo e Eliana tem suas disputas. “Dudu é do signo de touro, tem uma personalidade fortíssima. Eu sou de sagitário, também tenho uma personalidade ultraforte. Então, lá em casa é jogo duro. Mas isso faz parte do crescimento. A gente amadurece. Se desse tudo certinho seria até estranho.”

Tratamento fotográfico: Cláudio Ishi Produção de moda: Luis Granado
Beleza: Danilo Toscano Agradecimentos: Arezzo, Cris Barros, Fause Haten,
Forum, Francesca Romana, Iódice, Jack Vartanian, Lolie, Mixed, Nkstore Unique Garden Hotel & Spa
Fonte: Isto É Gente

REVISTA Boa Forma - Abril 2006

A pele do rosto, livre de manchas e rugas aos 32 anos, é resultado de um acompanhamento intensivo da dermatologista Ligia Kogos e, é claro, de uma paciente ultradisciplinada. Veja alguns produtos formulados especialmente para a pele da apresentadora. • Para o dia, usa um hidratante com arbutim, uma substância que refina e clareia a pele, e filtro solar.
• À noite, ela alterna um creme com vitamina C com outro com ácido glicólico para manter a pele lisinha, livre de poros abertos.
• Uma vez por mês, ela aplica um produto com ácido retinóico, para provocar uma leve descamação e clarear as sardas.
• No pescoço, passa extrato de pérolas e DMAE, para prevenir a flacidez.
• Nos calcanhares e cotovelos, aplica um megaidratante com pantenol, óleo de macadâmia e uréia.
• No corpo, usa um hidratante de efeito renovador, com uréia, silicone, ácido glicólico e extratos vegetais, como o de avelã.

Todas as armas no combate às gordurinhas teimosas

Como não poderia deixar de ser, os tratamentos são para combater celulite, gordurinhas localizadas e flacidez. Há um ano, duas vezes por semana, Eliana faz sessões de um novo aparelho que potencializa a ação da endermologia com o laser. A idéia é provocar uma pequena inflamação local, que estimula a microcirculação e a formação de novos vasinhos entre as células adiposas. Para completar, o cabeçote do aparelho tem roletes que realizam uma massagem mecânica que incentiva a reabsorção de líquidos pelo sistema linfático, melhorando o aspecto ondulado da celulite. Às vezes, o médico faz aplicações de intradermoterapia, que são injeções de ativos para os mais variados fins, como a quebra de gordura e o estímulo à microcirculação, à circulação linfática e à produção de colágeno. Completando, todas as noites, ela passa nas áreas críticas um creme, formulado para ela, que contém ativos redutores (cafeína, liporeductil e oxandrolona).

Malhação para reforçar os efeitos da ioga

Eliana faz musculação duas vezes por semana, na miniacademia que ela montou em casa, para deixar os músculos durinhos. "A ioga ajuda, mas a musculação é imbatível para isso", comenta. Confira sua série de exercícios. • Para a parte da frente da coxa, ela faz leg press (3 séries de 12 repetições e, a seguir, 3 séries de 10 repetições, com uma barrinha de peso a mais) e extensão (3 séries de 15 repetições).

• Com os halteres, ela faz 3 séries de 12 repetições para bíceps, depois para tríceps e por último para os ombros.
• Coxas e bumbum são esculpidos com o agachamento (3 séries de 20 repetições).
• Para terminar, abdominais. O supra, com elevação dos ombros; supra e infra, elevando ombros e, ao mesmo tempo, os quadris; lateral e, para terminar, alternando entre um lado e o outro, movimentando as pernas como bicicleta (3 séries de 20 repetições).

Um dia na alimentação

A apresentadora segue uma dieta superequilibrada, com muita fibra, proteína magra, legume, verdura e fruta. Saudável, sim, mas nem por isso menos saborosa. Faça a vitamina de amora e banana (veja receita) e tire a prova você mesma.

Café da manhã
• 1 copo de vitamina de amora com banana*
• 2 torradas de pão integral com 1 colher (sopa) de cottage ou 2 colheres (chá) de azeite (de preferência extravirgem)
Lanche da manhã
• 1 iogurte desnatado batido com suco de maracujá e adoçante
Almoço
• Salada de folhas verdes-escuras variadas, temperada com azeite (de preferência extravirgem)
• 3 colheres (sopa) de arroz integral ou selvagem
• 3 colheres (sopa) de feijão
• 1 porção média de carne magra grelhada (alcatra, por exemplo) com molho vinagrete
Lanche da tarde
• 1 taça de salada de frutas com 1 colher (sopa) de nozes picadas
Jantar
• Salada de folhas verdes-escuras variadas, temperada com azeite (de preferência extravirgem)
• 6 aspargos no vapor
• 3 colheres (sopa) de trigo integral
• 1 porção de atum ao molho de limão
Ceia
• 1 porção de sorbet de jabuticaba (Claro que é da Stuppendo, sorveteria do maridão, Eduardo Guedes)

VITAMINA DE AMORA COM BANANA
• 2 xícaras (chá) de amoras frescas ou congeladas
• 1 banana média
• 1 xícara (chá) de leite de soja sabor baunilha
• 1/2 xícara (chá) de suco de maçã
• 1/2 xícara (chá) de tofu
Modo de fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva imediatamente.
Rendimento: 3 porções
Calorias por porção: 185

Com a ioga, Eliana descobriu o equilíbrio entre corpo bonito e mente tranqüila. Feliz com os resultados, ela nos convidou para acompanhar uma prática em sua casa. A aula foi criada por Deva Banthu e Nanda Priya, professores de ioga integral, da mestre Regina Shakti. Foi tudo lindo, suave, gostoso, como você pode conferir aqui. Venha fazer esta aula com a gente!

O primeiro semestre de 2005 foi muito intenso para Eliana. Por sugestão da Record, emissora em que trabalha, ela deixou de lado o programa infantil diário que já vinha fazendo há 13 anos e passou a investir em outra atração. Foram seis meses de muito trabalho até chegar ao formato final de Tudo É Possível, uma espécie de game show dominical. Ao notar a ausência da apresentadora na tevê, a imprensa não deixou de especular: “Está na geladeira”. “Em outros tempos, teria ficado profundamente incomodada. Mas aprendi a ter mais controle sobre as emoções negativas. Nos momentos difíceis, parava e respirava fundo. Aprendi com a ioga”, conta.
Apesar de estar praticando a hatha yoga há três anos, a cada dia ela surpreende- se com os resultados. “No início, não tinha flexibilidade, era difícil fazer as posições. É delicioso perceber a evolução a cada aula, saber que eu sempre posso melhorar um pouquinho.” Garota de academia, Eliana experimentou a ioga pela primeira vez quase por acaso, no Kyron Spa, em São Paulo, onde recebe massagem relaxante. “De repente, estava numa sala toda zen, cheia de incensos. E a professora era linda, supersarada. Durante a execução das posições, senti meus músculos trabalharem como nunca. E ainda saí de lá com a mente tranqüila. Percebi que era uma atividade completa.”


Para ver mais fotos clique no título da mensagem "REVISTA Boa Forma" para fazer o dowlload do arquivo.
Fonte: Eliana News

REVISTA Caras - Março 2006

Revista caras dessa semana (24/03/06) !!!

Uma mulher serena. Foi essa Eliana (32) que desembarcou na Ilha de CARAS, em Angra dos Reis, para um final de semana. Mudanças? Sim, várias. “Eu era muito egoísta e, ao mesmo tempo, muito exigente comigo mesma”, diz a apresentadora do programa Tudo é Possível, da Record, creditando os “erros do passado” à sua independência. “Comecei a trabalhar cedo. Conquistei meu próprio espaço, tinha minha grana, morava sozinha e era arrimo de família”, analisa ela. Então, há um ano e três meses, a bela loira disse sim ao chef e empresário Eduardo Guedes (31) — e tudo mudou. “Aprendi a dividir. Sou uma nova pessoa”, afirma Eliana. A conquista da estabilidade emocional não podia ter vindo em melhor hora: bem quando a apresentadora enfrentou uma importante transição em sua carreira. Depois de 16 anos dedicados às crianças, Eliana passou seis meses fora do ar e, em agosto de 2005, estreou um programa dominical voltadoà família. “O Eduardo foi peça chave durante esse período. Eu tinha um porto seguro ali, para chorar e trocar idéias. Foi bem difícil ficar fora do ar”, assume ela, que hoje comemora média de 9 pontos no ibope, com picos de 14. Resultado: com contrato que só vence em setembro, a apresentadora teve o prazer de ser chamada pela emissora para começar a negociar a renovação já.

E se Eduardo apóia 100% sua mulher, o mesmo pode ser dito dela em relação a ele. Desde 2001 trabalhando em TV, sempre em quadros de culinária, Edu contou com o apoio de Eliana ao assumir também a apresentação do programa Hoje em Dia, ao lado de Brito Jr. (42) e Ana Hickmann (25). “A Li é uma ótima apresentadora e foi minha principal referência”, diz ele.

Os planos de trabalho ocupam todo o tempo do casal. Depois de lançar no ano passado o livro Os Segredos dos Golfinhos, Eliana já planeja nova obra, sobre o Pantanal. E Eduardo quer comemorar em grande estilo os 10 anos de sua sorveteria, a Stuppendo.

– Eliana, como você avalia os últimos tempos? Seu programa está em ascensão, você já tem mais de um ano de casada...
– O último ano foi de um crescimento maravilhoso para mim. Fechei um ciclo. Estou tranqüila, segura e menos exigente. Aprendi que as coisas vão se adequando aos momentos. Então, tento ser menos rígida e mais leve com a vida.

– O que mais mudou?

– Aprendi a dividir as coisas e faço isso com prazer. Um relacionamento só rola se você entender o outro lado. Antes, eu não tinha essa noção. Eduardo também me ajudou a perceber o meu próprio valor, e mostrou o dele. Ele é alguém que não precisa de holofote. Nunca tive um companheiro assim.

– Seu programa demorou seis meses para ir ao ar e surpreendeu. Você ficou com medo de que ele só ficasse no papel?

– Medo, não, mas sentia um frio na barriga. E respondi às dúvidas das pessoas e da imprensa sobre se o programa daria certo ou não mostrando resultado de audiência.

– E como vão os planos para ter filhos? Eliana queria muito...

Eliana – As coisas tomaram rumos diferentes na minha vida. A profissão mudou e o Edu entrou para a TV. Acho que outro dia ouvi a música Metamorfose Ambulante, do Raul Seixas. Ela fez sentido para mim. Caramba, prefiro ser mesmo essa pessoa que hoje fala que vai ter filhos e resolve que não dá para ter porque a vida não é um relógio, um computador...

Eduardo – Não temos pressa. As coisas acontecerão na hora certa. Hoje não dá, trabalhamos demais.

– Quem é o mais ciumento e o mais romântico de vocês?

Eduardo – Os dois são ciumentos, sem excesso. Adoro fazer jantares surpresa para ela e levar o café da manhã na cama. Conheço a Eliana há um tempão e lembro que foi difícil conquistá-la. Mandava flores e ela demorava a agradecer.

Eliana – Eu sou a mais babona: mando bilhetinhos e faço surpresinhas. São detalhes que parecem besteira, mas regam a plantinha. Agora, o Edu tem uma essência feminina, ele é sensível. Esse é o novo homem que a mulher moderna precisa — não o machão tradicional. Imagina se eu fosse encontrar uma pessoa geniosa como eu, só iria ter conflitos (risos)!
Fonte: Te amo muito Eliana

Ouce - Abril 2006

Fotos de Eliana na Revista Ouce de abrel deste ano, para ver as fotos clique no título "Ouce" para fazer o dowlload do arquivo.

Mulher - Janeiro 2006

Eliana na Revista Mulher com o asunto "A revelação que fez de Eliana um verdadeiro fenômeno da Tv" Eliana fala de sua vida profisional e particular, para ver a matéria completa e ter fotos clique no Título "Mulher" para fazer o dowlload.

Gazeta do Ipiranga - Janeiro 2006

A apresentadora Eliana sai na Revista Gazeta do Ipiranga com uma súper entrevista falando do mais novo programa da Record o "Tudo é Possível". Para ver a matéria completa e ter as fotos, clique no título da mensagem "Gazeta do Ipiranga" para poder fazer o dowlload, lembrando que o arquivo está compactado e portanto presisa ter um programa descompactador de arquivos.