quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Isto É Gente - Setembro 2007

Capa
ELIANA SEM PRESSA PARA AMAR
Vice-líder de audiência aos domingos, a apresentadora conta que dispensou pretendentes por não estar pronta para um novo relacionamento e encara o casamento com Edu Guedes como um namoro sério que não deu certo

Testo Rodrigo Cardoso / Fotos Edu Lopes

Em junho passado a apresentadora Eliana Michaelichen Bezerra desembarcou na África do Sul. A viagem era a trabalho e ela gravou reportagens para o Tudo É Possível, seu programa na Record. Nos seis dias em que esteve naquele país, porém, o grande ensinamento que trouxe na bagagem foi afetivo e não profissional. Fazia dois meses que Eliana havia colocado um ponto final no casamento de quase dois anos e meio com o chef Eduardo Guedes. E ainda digeria a separação - aliás, digere até hoje, como revela em entrevista a Gente. Até que um dia alguém lhe explicou o significado da palavra shosholoza: "superar obstáculos", no idioma zulu. Desde então, tornou-se o lema de Eliana, que adaptou o significado para "bola para a frente". Com esse espírito, aos 34 anos, ela acaba de comemorar dois anos de programa na Record, onde dá expediente já há nove anos. Única mulher na guerra pelo Ibope nas tardes de domingo, a ex-apresentadora infantil mostra que cresceu também no trabalho: é vice-líder no horário há um ano. Fora da tevê, shosholoza! Eliana retomou antigas amizades, fez outras novas (no momento está de férias com uma amiga na Europa) e curte a fase solteira com divertidos churrascos em casa a cada 15 dias. Não pára por aí, claro. Prova disso é que, como brincam pessoas mais próximas, "Eliana anda mais animada que Carnaval em Salvador". É bom lembrar que ela não quer namorar - repetiu isso cinco vezes na entrevista -, mas aos que queiram agradála, a dica: a presenteiem com uma caixa de bombom. Chocolate é seu ponto fraco.

Nesses quatro meses solteira, como ocupou o tempo fora de casa?
Fiz cursos de telejornalis

mo e arte contemporânea. Gosto de colecionar obras de arte, de esculturas a quadros. Gosto do Ascânio, um escultor português, de Amélia Toledo, que tem um trabalho abstrato em óleo e também faz design de jóias... O curso de telejornalismo quem deu foi o Paulo Henrique Amorim. Queria ouvir a opinião dele sobre o jornalismo. Fiz algumas viagens... profissionais. Fui ao Peru e África do Sul. Fui para Miami com a Hebe, há três meses. É uma das poucas amigas que tenho no meio artístico.

Sai à noite com mais freqüência do que da última vez em que esteve solteira?
Não. Em pleno século 21 é interessante que algumas pessoas se excitem com a questão de estar solteira. É uma coisa meio Nelson Rodrigues: "A mulher separada... vamos ficar de olho para ver o que pode fazer!". Fiquei solteira e parece que não posso dar um pulo ali, ir a uma danceteria, em um restaurante, que estou fazendo alguma coisa errada. Ajo como sempre agi. Não saio com mais freqüência de ma-nei-ra alguma!

Já apareceram pretendentes a um relacionamento mais sério?
Claro, não vou mentir. Sou direta e falo: "Não tô a fim de namorar. Podemos ser amigos?".

Fez novos amigos?
Quando me proponho a fazer uma coisa, me dedico muito. Eu estava dedicada à minha relação. Não foi como eu imaginava, mas ok, valeu a dedicação. Agora, é hora de me dedicar a mim mesma. Não quero namorar ninguém. Então, o tempo que dedicava ao meu ex-marido dedico aos meus amigos, ao trabalho. Fiz muitas amizades novas: amigo do amigo, amiga da amiga... Tenho recebido muito mais em casa.

O que gosta de fazer em casa?
Churrasco (risos). Há dois meses, concluí um gazebo, um cantinho com forno de pizza, churrasqueira. Chamo de cozinha da vovó, é toda à lenha. Chamo os amigos para um feijãozinho preto, uma churrascada. É muito legal! Fica todo mundo próximo, integrado, simples... é meio chinelo de dedo e camiseta. Tenho gostado muito de receber nesse canto da casa, que é relax, desprovido de ostentação.

"Quero estar sozinha, estou trabalhando, curtindo a vida ao lado da família e amigos. Estou dando um tempo para mim" ELIANA

Surpreendeu-se com a maneira como superou a separação?
Quando a gente casa e não tem filhos, a separação é mais tranqüila, apesar de não ser confortável. Como foi um processo, eu fui me preparando (para a separação). Encaro (a união com Edu Guedes) como um namoro mais sério que não deu certo. O que posso falar de tudo o que passou é: não estou namorando, não quero namorar agora, quero estar sozinha, estou trabalhando, curtindo a vida ao lado da família e amigos.
Estou dando um tempo para mim. Não estou pronta para ter um relacionamento sério. Quero entender tudo o que aconteceu no passado, digerir o que aconteceu de bom e ruim.

Seu programa é vice-líder de audiência há um ano. Consolidou-se de vez?
Por eu ser mulher, o programa tende a ter pautas voltadas à mulher. E aos domingos, o público feminino é predominante. Os números mostram que há um público consolidado: a maioria é mulher, depois jovens e crianças. O programa é uma grande revista baseada em entretenimento, com boa qualidade.
Jamais vou envergonhar pais, avós e as crianças não vão precisar sair da sala na hora do programa, o que é louvável nos dias de hoje. Mas como artista sinto vontade de aprimorar o que faço.

Como foi reencontrar o Edu Guedes em um evento recente da Record?
Normal. Nenhum problema.

O que fez com a aliança de casada?
Sabe que eu não sei... Esqueciiiiiiii!

Ter filhos sempre foi seu sonho. O fim do casamento mudou algo?
É um sonho ainda. Vou fazer 34 e estou tranqüila. A realização de formar uma família é muito forte e não só de ter um filho. É bacana, corajoso, quando a mulher, independentemente do marido, deseja ter um filho. Mas pelo histórico da minha família, eu gostaria de papai, mamãe e filhinho. Quero construir uma família.
Na minha última relação não havia planejamento de ter filho. Um casal só pode pensar em ter filhos quando a relação vai bem. Do contrário, para quem é consciente e sabe como se cuidar, não convém. Foi importante não ter tido filhos nessa relação. Não faria parte do meu sonho de verdade.

Para pontuar: houve uma época em que você gostaria de ter filho com o Edu Guedes. Depois, quando o relacionamento não ia bem, resolveu não dar chance para uma gravidez?
Isso aconteceu. Não gostaria de falar do passado. O que posso dizer é que ninguém casa para separar. Óbvio que não é bacana, mas que bom que foi tudo muito amigável.

Profissionalmente, também se distanciou um pouco das crianças ao se tornar apresentadora adulta. Algum receio nessa transição?
Sentia uma necessidade de melhorar meu trabalho, de perpetuar o que fazia de uma maneira mais sólida. Eu vou amadurecendo, daqui a pouco quero ter meus filhos. E teria de evoluir na vida
profissional também. E as crianças mudaram, os gostos delas também. As pessoas ainda não entendem o que as crianças querem na tevê aberta. Eu não saberia formatar um programa para crianças, hoje. Me sentiria mais em casa falando com a família toda. Mas essa transição já havia sido tentada por outras apresentadoras infantis e não tinha dado certo. Daí, o medo: "Será que vou conseguir, que as pessoas vão entender que amadureci de verdade?". Não adiantava mudar minha roupa, meu cabelo, minha postura se eu, internamente, não estivesse preparada.

E o que fez para conseguir isso?
Terapia (risos). Sempre fiz, mas passei a focar as sessões para essa mudança no trabalho. Quando a câmera ligava, eu estava acostumada a ter uma delicadeza na voz e nos gestos. O trabalho foi pôr em prática na tevê a maneira como eu me expressava e me sentia em casa, conversando com a minha família.
Além disso, fiz fono. Tinha o hábito profissional de afinar a voz, deixá-la mais doce. Disseram para mim: "Agora, você vai ter de colocar roupas mais sensuais, cortar o cabelo...". Eu não quis. O caminho do sucesso, quando você se comunica, é a verdade.

Casamento é difícil?
Depende. O ser humano é uma caixinha de surpresas.

Como se vê daqui a cinco anos?
Com quase 40!? Gatona! Provavelmente mais madura, mais culta e muito mais feliz. A minha realização vai se completar quando tiver meus filhos, minha família. Minha trajetória profissional sempre foi de muito sucesso. E a emocional, nem tanto. Então, quando tudo se completar, vou estourar muita champanhe e convidar muitos amigos para o churrasco!

Jornal Extra - Agosto 2007

Eliana: "Não estou preparada para namorar"

Eliana está vivendo uma nova fase. Comemorando o sucesso de dois anos de seu “Tudo É Possível” na Record, ela recebeu a coluna e abriu o coração.

RETRATOS: Desde que se separou de Edu Guedes o interesse em sua vida amorosa aumentou...
ELIANA: Minha vida virou alvo de achômetros! Mas eu dou risada. Toda semana aparecem coisas a meu respeito... É desgastante por um lado e por outro é divertido. A imaginação das pessoas é tão grande!

RETRATOS: Mas como uma celebridade o interesse é normal.
ELIANA: Eu não me acho uma celebridade! (risos)

RETRATOS: Então, o que existe de verdade nisso?
ELIANA: Eu nunca tive problema com relacionamentos, minha vida inteira sempre gostei muito de me divertir, dançar. Não vou mudar esse meu jeito por causa desta fase da minha vida. Não vou ficar em casa trancada, triste, chorosa. Claro que passei por uma fase difícil de transição de um sonho que eu queria que tivesse sido realizado e não foi. Sou uma pessoa jovem e não estou prejudicando ninguém com isso, não estou ferindo ou magoando as pessoas. Muito pelo contrário, estou solteira e a coisa mais normal do mundo é sair, estar com pessoas, com amigos... O fato é que, felizmente ou infelizmente, não estou preparada para namorar. Tenho que ter esse momento meu, para digerir tudo o que aconteceu e para fazer com que as coisas que passaram não voltem a se repetir em um relacionamento futuro.

RETRATOS: Mas pensa em ter alguém no futuro?
ELIANA: Claro que quero muuuuito encontrar uma pessoa especial e realizar meu sonho de ter minha família, meus filhos... poxa vida! Na hora que aparecer uma pessoas especial, vou me dedicar como sempre me dediquei. Adoro namorar sério, adoro manter um relacionamento duradouro. É que realmente ainda não estou preparada.

RETRATOS: Mas deve ter um monte de gente atrás...
ELIANA: Não é bem assim...

RETRATOS: Por que? Os homens têm medo?
ELIANA: Não acho que seja por aí! Afinal, sou uma mulher muito simples, de gostos muito simples. Venho de uma família simples, de uma batalha, muita garra... Não estou em busca de ostentação ou de príncipe encantado. Só preciso de alguém que me faça feliz. Então, não tem porque ter medo. Mas eu preciso estar aberta para isso e eu não estou. Vai fazer quatro meses (a separação) e acho que está bom assim, meu tempo está bem ocupado.

Entrevistas - Junho 2007

"Eliana"

''Estou muito bem após a separação''
Em entrevista exclusiva a Contigo!, ela afirma que se dedicou muito ao casamento: ''Tentei o que podia''. E nega que seja pivô da separação de Íris e Alemão.

''Hoje estou realizando muitas coisas que, provavelmente, não faria se estivesse casada''
Separada há dois meses, a apresentadora Eliana, 33 anos, voltou à vida de solteira decidida a se divertir mais com os amigos, atividade que diz ter deixado de lado nos dois anos e quatro meses de casamento com Eduardo Guedes, 33. Sobre o relacionamento - é a primeira vez que fala sobre o
assunto - diz que se esforçou para mantê-lo. "Tentei o que podia. Mas não vou viver infeliz só para continuar casada. Vejo que foi o melhor a fazer por mim", diz, referindo-se à separação.Eliana também reafirma o sonho de ser mãe e construir uma nova família: "Sei que, em algum momento, vou encontrar alguém." Em entrevista exclusiva a Contigo!, ela revela ainda que, no momento da separação, teve como confidente a apresentadora Hebe Camargo, 78. "Ela me abraçou como se fosse minha mãe."Foi por causa de um jantar com Hebe (em que Diego Gasques, o Alemão estava presente) que surgiram as notícias de um affair entre Eliana e o ex-BBB. Mas a apresentadora nega o romance e também que seja pivô do rompimento entre ele e Íris. "As pessoas vêm fantasiando a meu respeito. Se estivesse com alguém, eu assumiria." A seguir, confira a entrevista:

Fim do casamento
"Ninguém casa para se separar. E comigo também foi assim. Foram três anos (juntos). Gosto de relações sérias, mas não vou viver infeliz só para continuar casada. Quando me casei, obviamente, a idéia era dedicar parte de minha vida à construção de uma família, que era e é uma coisa que sempre acreditei e que continuo acreditando. Tentei o que eu podia e hoje estou bem tranqüila. Depois de dois meses (de separação), vejo que foi melhor assim."
>

Erros da relação
"Quero rever os amigos. Fiquei muito fora do meu círculo de amizades, o que é errado (numa relação). Acho que você tem de manter (os amigos). É legal ter convivência com outros casais. Isso é importante para a relação. É bacana porque deixa a relação mais saudável. Não cai na monotonia. É importante conversar com casais e amigos.

Desejo de ser mãe
"Todo mundo sabe que meu grande sonho é construir uma família, ter meus filhos. Quando eu vi essa oportunidade, pensei: 'Nossa, que bacana!' Então abracei com todo amor e carinho o relacionamento. Ainda sonho em me casar... Tenho certeza de que vou construir a minha família, com filhinhos correndo para lá e para cá."

Aprendizado dolorido
"Acho que hoje sou uma mulher bem melhor do que há três anos. Aprendi muitas coisas.... Mas não na convivência do casamento. Acho que, talvez pela própria relação, pelas dificuldades do relacionamento e até pelas alegrias... Mas acho que, se terminou, não compensava. Se colocar em uma balança, os problemas eram maiores do que as alegrias."

Trabalho para esquecer
"Se não consegui concretizar o projeto de ter uma família, então estou me dedicando a meu trabalho. Passei a aceitar convites que antes eu não aceitava. Hoje, estou abrindo muito mais a minha vida para que as coisas aconteçam. Eu já havia recebido convites para fazer teatro e não aceitava em função da dedicação à relação. Hoje estou realizando muitas coisas que, provavelmente, não faria se estivesse casada."

Vida de solteira
"Não tenho ninguém, estou muito tranqüila e feliz. Não necessariamente preciso ter um homem a meu lado para estar feliz. O dia em que eu estiver conhecendo melhor alguém, certamente as pessoas vão saber. Não terei o que esconder. Eu nunca precisei namorar às escondidas. O fato de eu dançar, curtir os amigos, sair para jantar, não significa que eu esteja com alguém. Muito pelo contrário. Eu já estive com alguém por três anos intensamente. Hoje é o momento de eu estar comigo, curtindo minha vida com a melhor qualidade possível. Sei que, em algum momento, vou encontrar alguém legal."

Romance com Alemão
"Isso (notícias de que ela foi o pivô da separação entre os ex-BBB Íris e Alemão) me fez rir. Se estivesse com alguém, eu assumiria. Quando gosto de alguém de verdade, quero que a pessoa esteja a meu lado. Eu sinto muito que as pessoas esperem que eu já apareça com um namorado. Eu não tenho essa pressa. Estou muito bem sozinha. Óbvio que não tenho perfil para ficar muito tempo solteira porque gosto da companhia masculina. Adoro ter um companheiro. Trocar energia e experiências de vida. Acho delicioso namorar. Isso é muito bom, mas não é o momento ainda. É um momento para estar comigo mesma."



----------------------------------------

"Eliana"

O que é que Eliana tem?
A admiração de Eliana por Carmen Miranda fez com que a apresentadora elegesse o visual da cantora para posar para o livro Celebridades Como Você Nunca Viu, do fotógrafo Welison Calandria, na sexta-feira (22), em São Paulo. A publicação reunirá imagem de 30 artistas e será lançada em agosto, com renda revertida para a Sociedade Pestalozzi de São Paulo. "De certa forma, Carmen foi a primeira a popularizar o Brasil no exterior", disse Eliana.Para se caracterizar tal e qual o mito, ela passou quatro horas no estúdio. Eliana exigiu perfeccionismo na maquiagem, feita por Danilo Toscano. "Ela incorporou a personagem com muita credibilidade", afirmou Calandria.

Durante duas horas, Eliana foi maquiada e... (foto1)
...penteada para se transformar em Carmen Miranda, com direito a arranjo de fruta na cabeça... (foto2)
...No tempo em que ficou no estúdio (quatro horas), tomou um copo de bebida à base de soja e... (foto3)
...conferiu suas mensagens no celular . (foto4)



----------------------------------------

"A loira do domingo"


QUEM acompanhou a gravação do programa número 100 do Tudo é Possível, da TV Record. Sob o comando da apresentadora Eliana, que pela primeira vez falou sobre sua separação, a atração (sucesso de audiência) disputa o ibope com Fausto Silva e Gugu Liberato

POR CARLOS AMOEDO
Dez passos curtos em linha reta separam o camarim de Eliana do de Eduardo Guedes na TV Record. Eles, que foram casados por dois anos e quatro meses, separaram-se em abril. Ainda paira no ar o cheiro de muitos ressentimentos comuns em qualquer rompimento. Mas é com a mesma tranqüilidade com que convive com a sombra do ex à sua porta (e com a dúvida alheia sobre os motivos que levaram ao término de seu casamento) que a apresentadora de 34 anos comanda o programa Tudo É Possível, no ar aos domingos das 14h às 18h. Quando se tranca em seu camarim e inicia a contagem regressiva para o início das gravações, ela respira trabalho. Navega na internet atrás de informações sobre o cantor que vai receber, lê sobre as tendências de moda, já pensando no desfile que acontecerá em seu palco, e passa o roteiro do programa com a equipe. Eliana costuma gravar o Tudo É Possível nas tardes de terça-feira, em um estúdio da TV Record, em São Paulo.





Ela chega à emissora por volta do meio-dia e costuma entrar no palco cerca de duas ou três horas depois. Nesse meio tempo, é penteada e maquiada, escolhe o figurino e estuda o que vai ao ar. Seu camarim, vizinho ao do ex, que apresenta o matutino Hoje em Dia, é dividido em dois ambientes. No maior deles, ficam o computador, a penteadeira e um sofá vermelho. Ao lado da penteadeira, sobre uma cômoda, ela mantém uma Bíblia aberta na página do Salmo 25 (próxima à escultura de um anjo): "A ti, Senhor, elevo a minha alma. Deus meu, em ti confio; não seja eu envergonhado, não triunfem sobre mim os meus inimigos..." "Sim, sou católica!", diz Eliana, que é funcionária da emissora de um evangélico, o bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus.
No ambiente anexo, com saída para um banheiro privado, funciona um closet e refeitório. Ali convivem pacificamente uma sapateira com duas dúzias de calçados e um forno elétrico. E nada de cestas de frutas ou pratos rápidos, como é de praxe nos camarins de outros astros da emissora. Nem precisava. Durante as oito horas de gravação, Eliana parece não comer nada. Se belisca alguma bolacha nos breves intervalos entre os quadros, ela o faz com discrição. Ao final da maratona de trabalho, continua inteira e ainda simpática o suficiente para receber alguns fãs nos bastidores, que pedem uma foto mais privilegiada.




"Eu me envolvo com cada detalhe do programa. Acho que é por isso que não fico desanimada nem me canso", diz ela.

----------------------------------------


"Eu me libertei"

Eliana fala sobre o sucesso de seu programa e, pela primeira vez, sobre a separação do apresentador Eduardo Guedes .
POR AILIN ALEIXO


QUEM: Você acabou de passar por uma separação, não diminuiu seu ritmo de gravações do Tudo É Possível e não cancelou nenhum compromisso profissional. Em uma entrevista recente, disse que "o trabalho cura tudo". Realmente acredita nisso?

ELIANA: Colocaram essa frase na minha boca. Não acho que ele cure tudo. Ele é uma parte. Mas estou mesmo trabalhando muito e colhendo frutos bárbaros. O Tudo é Possível está superbem de audiência, e isso é extremamente gratificante. Sou a única mulher na TV na tarde de domingo e tenho muito orgulho de estar de frente com feras que pessoalmente adoro, e profissionalmente respeito, como o Fausto Silva. Esse programa foi uma virada sensacional na minha carreira. Ser apresentadora infantil é uma coisa, ser vista hoje como apresenta-dora é algo para o resto da vida.

QUEM: Você foi gravar um quadro para o Tudo É Possível em Machu Picchu poucos dias depois de sua separação. A viagem foi para se poupar da repercussão?

ELIANA: Não. A viagem já estava marcada e a separação estava muito pensada havia alguns meses. Dentro da relação, já tinha acontecido bem antes de se tornar pública.

QUEM: Certamente, nesse período, mais fotógrafos e repórteres ficaram atrás de você em busca de notícia. Esse assédio a incomoda?

ELIANA: Isso faz parte. Quando estou num lugar público, uma hora ou outra alguém pode me clicar. É o preço.

QUEM: Você parece ter consciência de que, além de uma pessoa, também é um personagem...

ELIANA: Como Lulu Santos diz, não dá para levar o personagem para a cama. Uma coisa é aparecer no vídeo, lançar filme. Essa é a Eliana artista, o produto. Outra coisa é estar em casa de pé no chão. Essa é a Eliana pessoa. Tenho consciência de que há o interesse pela intimidade das celebridades. Isso é uma curiosidade natural. O que tento fazer é não afetar nem minha vida íntima nem a profissional.

QUEM: E tem conseguido?

ELIANA: Sim. Eu me separei há dois meses e alguma coisa e quantos namorados já me arrumaram? Tenho que rir. Óbvio que não fico trancada em casa. Estou viva, tenho só 34 anos e adoro minha vida. Confesso que fiquei surpresa com o fato de ter lidado bem com a separação, com o meu sentimento interno. A decisão foi difícil, mas tomada com muita certeza. Foi um alívio. Era algo que queria muito que acontecesse, por n motivos que eu jamais falaria - daí, sim, seria uma invasão sem tamanho -, mas foi bom para mim. Meu coração está tranqüilo.

QUEM: Você está abalada com a separação?

ELIANA: Não, de forma alguma. Estou curtindo cada momento sem projetar um relacionamento futuro. Essa sensação de liberdade é muito boa. Muito boa. É uma delícia estar com meus amigos, alguns que, durante um bom tempo, fiquei sem ver, sem falar.

QUEM: Por quê? Por causa do casamento?

ELIANA: Não sei, pode ser... Só sei que não quero nunca mais fazer isso. É ótimo ter as pessoas queridas próximas de mim e conhecer outras. Isso é mágico.

QUEM: Você é muito ligada à Hebe, que até foi sua madrinha de casamento. Ela foi um apoio importante nesse período?

ELIANA: A Hebe é exemplo de como viver com alegria sem se preocupar com coisas pequenas. Eu aprendi, e aprendo, muito com ela a cada dia. Digo que a Hebe é minha mãe da televisão. O bom humor dela é maravilhoso.

QUEM: Pelo seu discurso, parece que você saiu de uma nuvem negra...

ELIANA: Não é isso. Algumas vezes, tomamos uma decisão e o passar do tempo nos mostra que não foi a melhor escolha. Nesse caso, o tempo só provou que minha atitude foi correta. Não preciso estar com alguém para estar feliz. Estou curtindo a minha vida. Tenho problemas, como todo mundo, mas estou vivendo intensamente cada dia. Talvez nunca tenha vivido isso antes porque me preocupava demais com o que as pessoas iriam pensar.

QUEM: Você tinha receio do julgamento alheio?

ELIANA: Ah, muito. Quando perdi o medo de mostrar quem sou, eu me libertei. Se o outro quiser julgar, fique à vontade. Exercitei muito isso nesta fase de separação: falem o que quiserem, pensem o que quiserem, porque a única coisa que quero é ser feliz.

QUEM: Por falar em dizerem o que quiserem, como você reagiu quando leu as versões sobre a sua separação nos jornais e nas revistas?

ELIANA: Não li nada. Passei uma semana e meia sem ler jornal nem revista.

QUEM: Uma suposta causa dada para o fim do seu casamento foi o ciúme excessivo, tanto seu quanto do Eduardo. Você é uma mulher ciumenta demais?

ELIANA: Hoje, não mais. Já fui, há três, quatro anos.

QUEM: A que você credita sua mudança?

ELIANA: Maturidade e experiência. Quando você vê de frente um relacionamento no qual há muito ciúme e cobrança, vê também como isso é ruim. Sem dúvida alguma, hoje sou uma mulher muito melhor.

QUEM: E o affair entre você e o Alemão?

ELIANA: (Risos) Não tenho a mínima idéia de onde nascem essas notícias. Acho que é porque as pessoas torcem por mim, querem me ver namorando de novo, e começam a fantasiar. É engraçado, dou risada. Até meu pai me ligou para saber se era verdade. Não estou namorando ninguém.

QUEM: Sua família fica incomodada com os boatos?

ELIANA: A reação deles é querer saber de mim se é verdade ou não. Mas, para isso, eles têm a melhor fonte em casa (risos).

São três entrevistas tirados do site: Eliana Forever

Eliana em expedição ao Perú - Maio 2007


ELIANA : SERENA E EM BUSCA DE SEUS NOVOS HORIZONTES

Leve. Assim Eliana (33), recém-separada de Eduardo Guedes (32), rumou para o Peru. No país pela primeira vez, a estrela da Record gravou para o seu Tudo é Possível matérias que vão ao ar a partir do próximo dia 20 na capital, Lima, em Cuzco, no lago Titicaca, no deserto de Nazca e em Machu Picchu. Ali, tomada pela paisagem mística, meditou. “Foi um momento de gratidão. Diante da natureza tão grandiosa, a gente se sente mais perto de Deus. Só tinha a agradecer: pela família, trabalho, saúde, por estar ali”, conta ela, mais leve ainda após assinar os papéis para a separação na sexta passada, dia 11

– O que mais a marcou?

– Machu Picchu impressiona. Os incas buscaram um lugar especial para construir uma cidade evoluída, detalhista. Todos os templos, por exemplo, foram construídos para receber a luz do nascer e do pôr-do-sol. Mas outros lugares do país são ainda mais surpreendentes. As linhas do deserto de Nazca, com seus desenhos gigantescos que só são vistos sobrevoando a região, atravessam os séculos como um grande mistério.
– Comprou o artesanato local?

– Na ilha dos Uros, no lago Titicaca, homens e mulheres fazem artesanatos distintos. Eles tramam o junco, abundante na ilha, para fazer barcos com uma cabeça de puma estilizada. O puma representa a força. Comprei três desses pequenos barcos. Já as mulheres fazem tapetes, cobertores e tecidos com bordados. Trouxe almofadas com desenhos em tons de azul .

– Como foram as gravações ?

– Puxadas, mas incríveis. Em Lima assistimos à apresentação de dez tipos diferentes de danças de várias regiões do Peru. Foi contagiante. No final, convidaram a platéia para participar e também me animei!
– Provou o mate de coca?

– Experimentei o mate em Cuzco e tomei várias vezes para combater o cansaço e o sono. Ele ameniza o mal-estar causado pela altitude da região, e é energizante. Eu precisava manter o pique para acordar durante oito dias às 4h, gravar até à noite e viajar de um lado a outro do país a cada dois dias.
– Qual a próxima viagem?

– Em um ano e meio de programa mostrei o Pantanal, o sul da Bahia, Lisboa, Berlim e agora o Peru. Agora vamos à África do Sul.

FIM!!

Entrevista Ego - Abril 2007


Eliana está ditando moda.
A apresentadora mostrou todos os conhecimentos da ioga, modalidade que pratica há cinco anos, e posou para um ensaio exclusivo ao EGO que mescla looks esportivos com um ar sofisticado, tendência constante no próximo inverno.
Após quase dois anos sob o comando do programa “Tudo é possível”, da Record, a loira comemora a consolidação da vice-liderança aos domingos, horário nobre da televisão brasileira dominado apenas por homens.
“Estou muito feliz, não paro nunca de pensar em novos projetos para o programa e para minha vida de uma forma geral. Gosto muito de onde estou e quero permanecer por muitos anos”, revelou.
Já quando o assunto é o casamento de dois anos e quatro meses com o chefe de cozinha Eduardo Guedes, Eliana também não esconde a felicidade. “Está tudo tranqüilo entre nós. Todo mundo já sabe meu histórico, minha vida toda. No momento não dá para ser mãe, mas quem sabe no futuro. Pode ser um futuro próximo, pode ser daqui um ou dois anos, mas certamente meu grande sonho é construir minha família”, completa.
Eliana ainda aproveitou a ocasião para comentar o recente comentário de Clodovil, que afirmou ter sonhos eróticos com Eduardo Guedes.
“O Clodovil é uma figura. Ele tem suas frases de impacto e faz sabendo exatamente o que vai causar comentários. Acho interessante, o Clodovil é uma figura que eu respeito, ele tem coragem de falar coisas que geralmente ninguém falaria”.


Confira a entrevista na íntegra abaixo:
POR Patrícia Dantas

Há quanto tempo você pratica ioga? Como entrou em contato com a modalidade?

Faço ioga há cinco anos. Queria um retiro espiritual dentro da cidade. Daí descobri uma clínica no shopping Iguatemi e comecei a fazer ioga lá experimentando. A ioga me encantou pelo equilíbrio, melhorou muito minha respiração, fiquei muito mais tranqüila, a mente muito mais calma para resolver qualquer tipo de problema e solucionar coisas que pareciam nebulosas, também tem uma coisa bacana de energia. O legal da ioga é que você cuida do corpo e da mente aos mesmo tempo. Esse equilíbrio é incrível


Quais outros cuidados você toma para ficar bonita?

Um monte. Para cuidar do corpo, tenho o acompanhamento de um endocrinologista, que cuida da alimentação, tudo mais. Faço biopedância, que é para descobrir quanto você tem de água e de gordura no corpo de quinze em quinze dias. Comecei a fazer carbox, é incrível e um excelente substituto da mesoterapia, que fiz há anos atrás. O tratamento é ótimo para flacidez e celulite, estou apaixonada, faço duas vezes por semana. Fora isso faço estimulação russa, para enrijecimento muscular, e a ioga que não dá para deixar. Também tenho uma mini academia em casa, onde faço bicicleta, esteira. Quando estou mais disposta faço musculação.

Já fez alguma cirurgia plástica? Recorreria a alguma se precisasse?

Já fiz no meu nariz. Faria sem problema nenhum, acho que quando eu tiver meus filhos, coisa e tal, provavelmente eu vou fazer (risos). Sou contra essa vaidade exacerbada que você faz de tudo e às vezes até passa dos limites, aí acho que é perigoso. Mas se caiu, dá para levantar, se está ruim, dá para mexer. (risos)


Tem alguma parte do seu corpo que você já teve vontade de mudar, mas nunca teve coragem?

Ainda não, por enquanto estou satisfeita. (risos) Hoje até faria alguma intervenção cirúrgica a partir do momento que visse que meu corpo estivesse precisando, nada além disso. Acho que isso vai acontecer quando eu engravidar, provavelmente. Pode ser também que eu tenha uma gravidez maravilhosa e nada disso aconteça.

Como é sua relação com a moda, como define seu estilo?

No meu dia-a-dia eu sou muito simples, adoro jeans, camisetas diferentes. Sou muito feminina, minhas roupas têm que ter um ar feminino. Pode ser uma camiseta, mas que tenha um ombrinho de fora, com uma sutil feminilidade. Sempre gosto de estar de salto, se eu estiver de rasteirinha, que seja uma charmosa. Gosto de acompanhar tendências, mas também acompanho o limite do meu corpo, do meu tamanho.


O programa ‘Tudo é possível’, que você comanda na Record, é líder de audiência aos domingos. Você esperava todo esse retorno do público após a mudança de público e dia?

Sempre acreditei muito no meu trabalho, na minha força de vontade, no meu potencial, na minha disciplina, mas eu imaginei que ia demorar um pouquinho mais para que as pessoas pudessem se acostumar comigo, ainda mais no domingo, que é um dia tão marcante dentro do meio de apresentadores como Gugu, Silvio Santos, Fausto Silva, só homens. Pensei: “Poxa, vai ser um belo desafio pra mim”. Já na primeira semana do programa ficamos em segundo lugar. Sou muito pé no chão, achei que fosse por causa da estréia. Segundo programa, vice-liderança novamente, terceiro, vice, um mês, vice, e assim foi indo. Sinceramente eu fiquei muito feliz e atribuo talvez esse sucesso e retorno rápido a tudo que fiz de positivo para as crianças, porque acho que se você planta uma semente boa e positiva, você colhe lá na frente. Acho que estou colhendo tudo que plantei trabalhando durante esses anos com as crianças e que, no fundo, os pais, os avós, a família acompanhavam e viam que eu tinha um trabalho sério. Provavelmente surgiu a curiosidade de ver o que ia trazer de uma forma geral para a família, e não só para nossos filhos, nossos netos. Acredito que tenha sido isso, a credibilidade de todos os anos fez com que as pessoas tivessem o interesse de me acompanhar aos domingos. Estou muito feliz, não paro nunca de pensar em novos projetos para o programa e para minha vida de uma forma geral.



Tem alguma novidade para o programa esse ano?

Tem um novo quadro comprado, os direitos já são da Record, mas não posso revelar ainda, só posso dizer que ele vai realizar os sonhos e desejos de muita gente. Estou sempre avaliando o programa para inovar e melhorar. Estou fazendo várias matérias, daqui a pouco a gente vai para o Peru gravar. Trouxe novamente o biólogo Sérgio Rangel, porque sempre levantei a bandeira da consciência ecológica. Também tem as viagens nacionais e internacionais, gosto de mostrar o Brasil para as pessoas que não podem estar lá, é uma forma de elas adquirirem a cultura através do programa. A atração tem entretenimento, tem ação social, ajudamos quem precisa de uma forma bacana, sem ser piegas. O resumo do “Tudo é possível” é que é uma grande revista onde tudo pode entrar, tudo é possível estar ali no contexto, mas pautado em qualidade. Aos domingos a família brasileira está a fim de se divertir.


O Silvio Santos te lançou na carreira como apresentadora e hoje em dia você disputa com ele a audiência aos domingos. Como é sua relação com ele? Existe alguma rixa entre vocês?

Fiquei sete anos no SBT. O Silvio Santos é uma pessoa muito ocupada, é um grande empresário e um grande comunicador, não é uma pessoa que a gente vê e fala sempre. Encontrava com ele de vez em quando e às vezes que a gente conversava era um grande aprendizado para mim. Estar hoje aos domingos, tê-lo trabalhando em outra emissora e o meu trabalho rendendo de uma maneira positiva é um grande trunfo profissional, mas uma grande responsabilidade, porque a cada domingo, para mim é um domingo diferente. Jamais me tranqüilizo. O Silvio Santos para mim é o melhor apresentador da televisão brasileira, não existiu e até o momento não existe alguém que faça e que se comunique de uma maneira tão simpática, tão clara e objetiva com a família brasileira. Ele é um ícone e sempre vai ser. É uma pessoa que descobriu em mim esse meu potencial como apresentadora. Ele é um dos meus ídolos. Não vejo pelo lado da rixa, muito pelo contrário. Meu respeito por ele é imenso e adoraria poder encontrá-lo para dizer o quanto eu o respeito e o quanto tenho que agradecer por essa primeira porta que ele me abriu. Eu serei eternamente grata a essa oportunidade que ele me deu.


Desde que você saiu do SBT, o Silvio Santos já chegou a te chamar para voltar. Você trocaria de emissora atualmente?

Faz oito anos que estou na Record e já tive sim propostas de outras emissoras. Eu nunca digo nunca, porque é um trabalho, acho que é sempre bom avaliar. Na época que fui pra Record, tive proposta da emissora líder, faz alguns anos, isso nunca mais aconteceu, me senti muito lisonjeada e feliz. Mas realmente a proposta artística e financeira da Record foi muito maior na época. Estou muito feliz na Record e pretendo ficar por muitos anos, ainda mais agora que a emissora está investindo na programação, nos profissionais. Já me sentia em casa, agora me sinto mais ainda porque encontro grandes amigos lá dentro e a gente troca altas idéias, realmente a emissora está maravilhosa, desde os profissionais que estão na frente do vídeo até quem está por trás das câmeras, os jornalistas no backstage.



Você completou 15 anos de carreira em 2006. Há mais alguma coisa que falta conquistar profissionalmente?

Muitas coisas. Quero fazer peça de teatro para criança, quero continuar fazendo meus produtos para elas, CD musical, quero cada vez mais concretizar meu trio elétrico no carnaval de Salvador, que é lindo, uma energia muito boa. Já lancei dois livros com a temática ecológica e acho que até o fim deste ano lanço o terceiro. Filmes também tenho projetos, mas é uma coisa mais complicada que, financeiramente, é um grande investimento e preciso ter grandes profissionais ao meu lado. Tem muita coisa, não quero parar jamais. Novela também é gostoso, cheguei a receber um convite da Record, mas infelizmente não pude fazer o personagem, adorei, li a sinopse, os capítulos, mas infelizmente por uma questão até de agenda, não consegui gravar. Não descarto trabalhar em uma novela, se tiver uma boa direção, tempo para trabalhar isso. Tenho um grande amigo que é o diretor Nilton Travesso, ele já disse que se coloca à disposição para me ajudar. Eu adoro cantar, dançar, interpretar e apresentar.


Você já recebeu convites para posar nua. Continua descartando todas as propostas?

Sim. Eu quero cada vez mais consolidar minha carreira com trabalho, com conteúdo. Posar nua não agregaria em absolutamente nada na minha vida profissional nem pessoal. Às vezes entendo que algumas mulheres façam por vaidade, mas se um dia eu quiser fazer, faço para mim mesma. Pego uma amiga fotógrafa, que vai me fotografar lindamente, e deixo guardadinha. Sempre que tiver vontade de me ver, em um nu artístico, vou e vejo, não preciso escancarar isso pra todo Brasil. Acho que tudo o que você faz na sua vida marca e fica. Cada passo que você dá, cada palavra, cada frase que estou te dizendo está registrado, em algum momento alguém vai buscar pra ver, saber. Tem que fazer as coisas bem certas no sentido de seguir seus princípios. Não é que seja errado sair na revista nua, acho que para determinados trabalhos é muito bacana, mas para o meu, para os meus princípios de vida e profissional, não rola.

Esta semana rolou um boato na imprensa de que seu casamento com Eduardo Guedes estaria em crise. O que tem a dizer a respeito?

O que tinha que ser falado, já foi. Está tudo bem, ótimo, tudo tranqüilo entre nós.

Você chegou a ouvir o comentário do Clodovil dizendo que ele tem sonhos eróticos com o Eduardo Guedes? O que achou?

Ah é? (risos) Eu não vi, mas eu já sabia disso. O Clodovil tem suas frases de impacto e fala sabendo exatamente que vai causar comentários. Eu acho interessante, o Clodovil é uma figura que eu respeito, ele tem coragem de falar coisas que geralmente ninguém falaria.


Você tem ciúmes do Eduardo?

Hoje em dia não. Eu já tive ciúmes no passado, acho que com a maturidade você vai aprendendo que o ciúmes não agrega em nada em uma relação, pelo contrário, ele atrapalha e muito. Respeito o trabalho dele, admiro e torço muito. Um fã, um carinho de uma pessoa que gosta ou que admira, que acompanha pelo vídeo, tudo isso é muito bacana, é muito positivo. Não tem nada de ruim nem de negativo nisso.

Você sempre sonhou em ser mãe? Os planos de ter filhos estão mais próximos agora?

Com certeza, todo mundo já sabe meu histórico, minha vida toda. Já estou aí há alguns anos e todo mundo sabe que sempre me relacionei de uma maneira muito séria, com namoros duradouros. Claro que um dos maiores objetivos quando se casa é construir família. No momento não dá, mas quem sabe no futuro, não sei que futuro é esse. Pode ser um futuro próximo, pode ser daqui um ano ou dois anos, mas certamente meu grande sonho é construir minha família.


Se um dia você decidisse largar tudo e não fosse apresentadora, o que faria?

Provavelmente estaria trabalhando como psicóloga. Primeiro concluiria a faculdade, fiz três anos do curso. Tenho vontade de terminar, mas não tem como conciliar. Eu quero voltar a fazer algumas coisas neste aspecto porque me faz bem. Gosto de trabalhar com gente, com a mente humana, gosto de entender as pessoas, só de ouvir, você já ajuda. As pessoas atualmente ouvem muito pouco o que você tem pra falar, então você parar para ouvir um amigo já ajuda, é bom. A Cíntia (assessora dela) me ouve bastante, é bom , muito gostoso. (risos) No fundo acho que nunca vou deixar a televisão, está na minha veia, eu amo, faz parte da minha vida. Mas se tivesse como ter uma profissão paralela, seria psicóloga, faria ajuda social através da psicologia para crianças carentes ou deficientes.


Você nunca chegou a surtar por conta do assédio tanto de fãs como da imprensa? Já pensou em desistir da carreira artística em algum momento?

Não, de maneira alguma. Assédio para mim não é nada ruim. Faz parte da nossa vida. A partir do momento que o artista se incomodar com esse tipo de coisa, realmente não nasceu pra aquilo, porque você está no vídeo,
está em uma revista, em uma entrevista, as pessoas querem saber da sua vida. Acho que você tem sim que colocar limites, porque nem tudo dá pra você abrir e nem tudo faz parte do seu profissional. Mas que as pessoas têm interesse, têm, e principalmente coisas boas eu não me oponho em dividir, porque acho que a vida é isso. É muito
gostoso você ter amigos e pessoas que possam te falar de coisas boas, experiências positivas, você acaba sendo uma pessoa que incentiva o próximo. Sou uma pessoa muito batalhadora desde o início, vim de uma família simples, então acabo sendo até uma história motivadora para algumas pessoas que queiram, não só artisticamente, seguir o mesmo caminho que o meu. Realmente na vida tudo é possível quando você trabalha, tem disciplina, quando você é esforçada. Minha história de vida acaba sendo um exemplo para outras pessoas que têm um pouco de medo de arriscar. É sempre bom tentar, ir atrás do seu sonho.


Considerações finais

Estou muito feliz em abrir um novo campo de trabalho, de estar trabalhando com a mulher, 60% do nosso público é feminino e isso me interessa muito, porque eu converso muito com minhas amigas e vejo a necessidade de ter um programa voltado para elas, de ter alguém na televisão que fale um pouco a linguagem delas, que seja jovem, que fale como elas pensam. Fico muito feliz em poder me expressar do jeito que normalmente faço dentro de casa e que antes, no programa infantil, não podia fazer, mas agora em um programa familiar tive a oportunidade.

Créditos

Consultoria de moda: Helen Pomposelli

Produção: Patrícia Dantas
Fotos: Iwi Onodera
Assistente de fotografia: Alessandra Gerzoschkowitz
Styling: Drica Cruz

Make up/Hair- Danilo Toscano- Agência First

Locação: Espaço Hara- Rua Lopes Neto, 350, Itaim Bibi - São Paulo - SP - Telefone: (11) 3078-0500

Looks:
LOOK 1 (PRETO - LEGGING )- ADRIANA DEGRÉAS , SURFACE TO AIR , ESPAÇO FASHION , JORGE ALEX
LOOK 2 ( VESTIDO VERDE COM POLAINA)- ESPAÇO FASHION , DTA , NEW ORDER, SPEZZATO
LOOK 3 ( COM TURBANTE NA ÁGUA ) - ADRIANA DEGRÉAS , ESPAÇO FASHION
LOOK 4 ( LEGGING PRATA COM FAIXA CABEÇA ) - JULIANA JABOUR PARA SURFACE TO AIR, SPEZZATO, GLORIA COELHO, PAULA FERBER, ESPAÇO FASHION
LOOK 5 ( SHORTS E BOTA )- ADRIANA DEGRÉAS PARA SURFACE TO AIR, NIKE, RONALDO FRAGA, ONE UP
LOOK 6 (VESTIDO PRETO) -LES AMIS, TRACK IN FIELD, JORGE ALEX, ADRIANA DEGREAS

Revista Contigo - Março 2007

Muito mais mulher
Ao completar 15 anos de carreira, apresentadora faz balanço de sua vida a Contigo!, diz que está mais compreensiva em relação ao casamento e descarta um filho para breve.

Eliana recebeu Contigo! em sua sala de estar, em sua casa em Alphaville, Barueri, São Paulo. Alguns móveis estão entrando e outros, saindo. É tempo de redecoração e mudanças na vida de Eliana Michaelichen Guedes (22/11/1973). Ela está maquiada e com o longo vestido soltinho branco e florido, da Dior. A apresentadora do Tudo É Possível, da Record, está completando 15 anos de carreira, desde que estreou na TV no programa Festolândia, no SBT.

Ficou oito anos na emissora e mudou-se para a Record em 1998, para apresentar o Eliana e Alegria, até que em 2005 finalmente ganhou a oportunidade de comandar um programa dominical, distante do público infantil. "Acho que estou finalmente saindo da adolescência de minha carreira", diz. Essa é uma nova postura que a apresentadora vem trabalhando há dois anos. É uma Eliana mais
mulher. Nesse período, ela contou com o apoio do marido, o chef de cozinha e apresentador do Hoje em Dia, da Record, Eduardo Guedes, 32. Durante o papo com Contigo!, ele chega. O casal se cumprimenta com um beijo. Ela pede para ele fazer o que tiver vontade para o jantar - benesses de se ter um marido gourmet.

Nada de estresse

"Nesses 15 anos de carreira eu aprendi a não me estressar por mais nada. Não perco mais minha saúde. Tudo tem seu tempo e hoje sei respeitar isso."

Fase difícil

"Fiquei oito meses fora do ar. Muitas pessoas disseram que eu não voltaria. Mas minha fase mais difícil foi o começo no SBT, quando, com três meses de Festolândia, Silvio decidiu acabar com o meu programa. Não aceitei ficar em casa esperando terminar meu contrato, reivindiquei e passei a apresentar um programa de desenho animado em cima de um banquinho e num "plano americano" (enquadramento da cintura para cima). Como não dava para ter balé no programa, eu tinha de gesticular com as mãos - foi daí que surgiu a música dos dedinhos. Com a chegada de Nilton Travesso (diretor de TV), fui para o Bom Dia & Cia e, com o sucesso, o programa foi rebatizado com meu nome, Eliana e Cia."

Apoio de sexóloga

"Há dois anos venho trabalhando minha segurança. Esse episódio de oito meses fora do ar até sair o Tudo É Possível foi fundamental para isso. Era
uma mudança interna que eu precisava fazer. Hoje acredito que sou capaz. Meu novo programa tinha de trazer para o público a Eliana 'mulher'. Não que eu quisesse me transformar, mas eu tinha de ter uma outra postura. Tive o cuidado de pedir a uma sexóloga, Maria Helena Matarazzo, que observasse isso em mim e me aconselhasse."

Maternidade adiada

"Estou com Edu há três anos e o conheço há dez. Ele é muito querido, especial. Na verdade, a ficha do casamento só está caindo agora para mim. Aprendi a ser mais compreensiva, a ceder muito. No começo do namoro Edu era somente um empresário. Hoje, ele é um artista. Está uma loucura (risos)! Ele grava, eu gravo. Antes sobrava mais tempo para namorar e pensar em filho. Hoje, temos de ir com um pouco mais de cautela. Quero poder dar atenção a meu futuro filho. Acho que temos de esperar e 2007 não é o ano."

Narcisismo controlado

"Consigo passar por um espelho e não me olhar. Aproveitei uma cirurgia por causa de um desvio no septo e também corrigi o nariz. Ele me incomodava e juntei uma coisa à outra. Faço ginástica, ioga, bicicleta e musculação, mas voltada para a qualidade de vida e não para ficar sarada. A questão estética eu cuido por causa da televisão, sem exagero. Não quero ficar plastificada."

Fonte: Revistra Contigo
Para ver mais fotos clique no Título "Revista Contigo" para fazer o dowload no arquivo.

Revista Caras - Março 2007

Eliana brinda a 15 anos de sucesso proficional

Estrela conta como deu a volta por cima após criticas e fala do plano de ter filhos
“Baixinha, quer virar apresentadora de TV?” Com esta frase visionária o dono do SBT, Silvio Santos (76), impulsionou uma das mais sólidas carreiras da TV e da produção musical brasileira, a de Eliana (33), que celebrou 15 anos de sucesso liderando as mais de 4 000 crianças do Bloco Happy, em Salvador. Na Ilha de CARAS, a filha de uma ex-cozinheira e de um zelador fala do orgulho da origem humilde. “Dou valor a tudo, sei quanto custa”, garante a estrela da Record, que administra carreira multidisciplinar, com mais de 10 milhões de CDs, vídeos e DVDs vendidos, Discos de Ouro e de Platina, duas indicações ao Grammy Latino de Melhor Álbum Infantil, o filme Eliana em O Segredo dos Golfinhos e livro com o mesmo tema, e mais de 160 produtos com seu nome. Casada desde 2004 com Eduardo Guedes (32), dono dos sorvetes Stuppendo e apresentador do Hoje em Dia, na mesma emissora, Eliana pode se considerar realizada. Seu programa, Tudo é Possível, é o segundo colocado nas tardes de domingo, batendo o Domingo Legal, de Gugu Liberato (47), do SBT. Serena, a loira revela o que lhe falta: “Filhos.”


– Por que celebrar 15 anos de carreira no carnaval baiano?
– Sou apaixonada por este carnaval desde 2004, quando comecei a puxar o bloco infantil Happy. Neste ano o tema foi minha carreira, uma homenagem emocionante. Cantei por três horas e meia no circuito Barra–Ondina.



– A família apoiou a carreira?
– Sim, sem a família encorajando não dá. Meu pai foi contra no início, achava que eu tinha que estudar, que não era meio para meninas. Levei três anos para convencê- lo, mas, aos 17, quando fui para o SBT, ele entendeu a escolha. Tinha comprado o primeiro carro, a independência o acalmou.

– Foi difícil deixar a faculdade de psicologia?
– Sim. Tirava boas notas, mas perdia por faltas. Fiz ali uma grande amiga, Fabiana Bordin. Sou madrinha do Enrico, o bebê dela.

– Alguma lembrança ruim?
– No SBT. Estava lá há três meses, a convite de Silvio, e perdi meu programa, Festolândia, por contenção de custos. Plantei-me na porta do Silvio, pedi para não sair do ar. Ele me disse que eu não podia apresentar desenho num banquinho. Eu disse: Dá! E assim foi a Sessão Desenho com Eliana: eu, num banco, anunciando desenhos. Aí os mesmos que sorriam para a ‘escolhida do patrão’, me deram as costas. Ironicamente, foi quando surgiu a canção Dedinhos. Só tinha as mãos para me expressar.

– Foi a consagração?
– Uma virada. Por causa de Dedinhos gravei o primeiro CD, logo Disco de Platina. Nilton Travesso quis me conhecer e disse: ‘Vou falar para o Silvio te dar um programa’. Aí veio o Bom Dia & Cia., que virou Eliana & Cia..

– Como é a relação com Silvio?
– Amável. No SBT ele mandava recados, sugeria roupas mais brilhantes. Quando recebi o convite da Record, ele disse algo que me marcou: ‘Se você fosse minha filha, eu diria: vai. Seja uma boa filha lá como foi aqui’.

– Como avalia a sua evolução na Record?
– Meu programa inclui a criança e a família, um esforço de oito meses da equipe, criando o formato. Ouvi críticas duras. Diziam que minha carreira acabara. Sabia dos planos da Record, mas doeu. Ali foi essencial o carinho de Silvio, Hebe Camargo, Tom Cavalcante. (Eliana se emociona e chora). A gratidão que tenho por eles me mobiliza; a resposta para a crítica está no Ibope: 10 pontos, com picos de 14.


– Faz terapia?
– Sempre fiz, me ajudou na transição profissional e interna. De nada adianta mudar o programa se nada mudou em você.

– Como você se cuida?
– Hoje aceito meus 1,62m, a cintura fina, o bumbum de brasileira. E ligo mesmo para a saúde. Faço yoga, pilates, puxo um ferrinho. Meus pecados são doces, chocolates e vinho. Meu sogro é enólogo, Edu entende. Fiz um curso e amo. Na Itália, é um perigo. (risos)




– O que falta para coroar 15 anos de sucesso?
– Filhos! Se adio é por pensar se eu e Edu estamos preparados. Por ele, talvez já tivéssemos um bebê. Teremos. Mas quero continuar uma aprendiz, ter 80 anos e estar ávida de informação. Minha frase é: nada vence o trabalho.


Fonte: REVISTA CARAS

Revista Tititi - maio 2007


Afinal, por que terminou o casamento de Eliana e Edu Guedes?


Desgaste, ciúme, mudança de comportamento... O mistério sobre o fim do relacionamento permanece no ar

Apesar de já estarem separados há uma semana (o rompimento foi dado como oficial na quinta, 19), Eliana e Eduardo Guedes continuam intrigando muita gente. E a pergunta que não quer calar em meio ao pacto de silêncio feito pelos dois é: que motivo teria levado o casal, considerado um dos mais apaixonados e sólidos do meio artístico, a colocar um ponto final no casamento de dois anos?

Em meio ao turbilhão, tanto a apresentadora do Tudo é Possível, quanto o apresentador do Hoje em Dia, da Record, não dão qualquer declaração. Ela apenas divulgou o seguinte comunicado, via assessoria de imprensa: "Comunicamos que a apresentadora Eliana
Michaelichen está em processo de separação do empresário Eduardo Guedes. Contamos com a compreensão de todos neste momento de necessário recolhimento".

Procurado por nossa reportagem, Edu limitou-se a responder: "A Eliana já falou e eu não quero mais tocar no assunto".

Para surpresa geral, sabe-se que a relação enfrentava muitas turbulências e não era de hoje. E, segundo pessoas próximas de Edu, nada foi suficiente para reestruturar os alicerces que pouco a pouco vinham sendo abalados.

Do casamento de conto de fadas realizado nos jardins da residência de Eliana em Alphaville, dia 11 de dezembro de 2004, pouco parece restar. Edu saiu de casa e retirou seus pertences pessoais no dia 18, horas antes de a estrela dar a declaração oficial. Desde então, Eva Michaelichen, mãe da loirinha tem passado as noites com a filha e permanece ao seu lado o máximo que pode. Aliás, a família toda de Eliana vem se comportando assim. No último final de semana, por exemplo, o pai, a irmã e os sobrinhos da artista ficaram juntinhos dela, em uma corrente de apoio e superação necessários neste momento.

Razões ainda nebulosas

As especulações, claro, incendiaram os bastidores da separação. Uns dizem que houve um desgaste natural no relacionamento. Outros apostaram que Edu queria ter filhos e a mulher protelava cada vez mais a decisão de engravidar. Isso, aliás, parece absurdo, já que a própria Eliana sempre declarou que a maternidade estava em seus planos e que com Edu esse sonho estava bem perto de se realizar. Outra questão veio à tona: um dos dois teria se envolvido com uma terceira pessoa? Parentes e amigos do casal asseguram que nem pensar. Porém, uma possibilidade bastante apontada no meio é que Edu, colega de Ana Hickman e Brito Júnior no Hoje em Dia, teria mudado muito de comportamento nos últimos meses. "Ninguém é tão bonzinho o tempo todo, né? E, pelo que sabemos, ele passou a ter reações inadequadas, que não estavam mais agradando a esposa. Eliana foi suportando, suportando, até que não quis mais levar o casamento adiante. Ficou triste a princípio, mas, como a decisão foi amadurecida aos poucos, agora já está melhor", disse uma amiga da animadora, lembrando que ela só tirou a aliança do dedo no próprio dia 19, quando tudo foi sacramentado. Ele, no entanto, já estava havia dias sem a aliança e demonstrando certa tristeza no olhar, na TV.

Como o rompimento não tem volta (é o que se diz, ainda), Eliana e Edu mantêm a agenda profissional sem qualquer alteração. Eliana vem gravando normalmente o Tudo é Possível e já se prepara para viajar, conforme acertos anteriores, ao Peru e à África em busca de reportagens especiais. O empresário também continua a mil e tentando driblar a melancolia.

Fim quase anunciado

Abaixo, você revê algumas declarações dadas pelo casal a vários veículos de imprensa desde a fase de paixão explosiva até a recente separação. Por aí dá para notar indícios de que as coisas já não eram mais como antes.
A tomada de consciência

"A gente vê casais de velhinhos e se pergunta se vamos ficar assim um dia, porque o difícil no relacionamento é a conquista diária."
Eliana
"No casamento, não é só o amor que conta, é a cumplicidade, o companheirismo e o respeito."
Eliana

A cumplicidade

"A Li é uma ótima apresentadora e foi minha principal referência."
Edu Guedes
"O Eduardo é alguém que não precisa de holofote. Nunca tive um companheiro assim."
Eliana

Os deslizes

"As coisas tomaram rumos diferentes na minha vida. A profissão mudou e o Edu entrou para a TV. Outro dia ouvi a música Metamorfose Ambulante, do Raul Seixas. Ela fez sentido para mim." Eliana
"Filhos? Não temos pressa. As coisas só acontecem na hora certa. Hoje não dá, trabalhamos demais."
Edu Guedes

O ciúme

"Aprendi com o Edu que o ciúme é um momento de insegurança, você precisa dar e receber colo."
Eliana
"A dificuldade vem para você crescer."
Edu Guedes

O desencanto

Durante a festa de casamento de Ana Maria Braga, no último dia 31, o casal declarou:
"Briguinhas e problemas existem. São ajustes naturais. Você convive com uma pessoa que tem educação e princípios diferentes dos seus. Perfeição não existe. Casamento não é fácil, principalmente com artista".
Eliana
"É preciso ter um pouco mais de paciência porque nem tudo são flores."
Edu Guedes