quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Entrevista Filme da Eliana Dez09





Saiba mais sobre o filme do verão: confira entrevistas, fotos, pôster, sinopse, elenco e muito mais!

Entrevistas

ELIANA (atriz e produtora)

Há quanto tempo você planeja estrear no cinema?
Faz quase quatro anos. Exatamente por já ter entrado em todos os meios de comunicação, eu queria entrar na telona. Já tinha falado com meu público na internet, em revistas, livros, televisão, rádio, discos... Então queria deixar uma mensagem para esse público também no cinema. Mas todos os roteiros que surgiram, os diretores e pessoas com quem conversei nesse período, ninguém me despertou nenhum tipo de sensação boa. Eram propostas que não entravam em harmonia com o que eu imaginava, com o que eu queria concretizar. Fazer um filme sobre os golfinhos, sobre a natureza, foi uma excelente idéia do pessoal do Canal Azul. E como eu já havia feito reportagens lá na Riviera Maya, já tínhamos bem definidos o local, o tema. E também como finalizadoras e co-produtoras a Moonshot e a TeleImage, Canal Azul acompanhando as filmagens, e a Fox distribuindo. Tá tudo perfeitinho, ta na hora certa.

Por que foi escolhido o golfinho como representante da causa ecológica?
Porque é um dos mamíferos mais inteligentes e carismáticos que existe. Além disso, os golfinhos têm muita facilidade de interagir com os humanos.

Você tem se preparado de que maneira para encarar o desafio de atuar? Já teve alguma outra experiência como atriz?
A Eliana Fonseca, além de ser uma excelente diretora, é uma preparadora de atores. Ela está me dando aulas de interpretação há quase quatro meses. Duas vezes por semana, a gente fica duas horas juntas. Estou aprendendo coisas que eu não imaginava que fosse aprender. Ela me mostrou, por exemplo, que sou muito travada, que eu preciso me soltar, que sou muito séria, que se eu tiver um pouco esse meu lado mais menina, mais moleca, isso vai imprimir melhor na tela e as pessoas vão gostar de ver. Estou trabalhando essa brincadeira, essa desconstrução, entre aspas, de uma pessoa muito certinha, formal, sempre na linha. Nas aulas eu já fui palhaço, namorei uma cadeira... Tem exercícios de atenção, de concentração, coordenação motora, de ação: como cair, se jogar, desmaiar. E a lição de casa é ter a percepção dos meus movimentos, perceber como são minhas reações, minhas emoções. Anos atrás, quando começou a vontade de um dia fazer um filme, fiz um curso com o Beto Silveira. Mas só atuei nos especiais do meu programa, nada tão profundo como agora.

Qual a diferença entre interpretar um personagem e apresentar um programa?
São duas funções bem distintas. Fazendo uma comparação simplificada, interpretar exige mais concentração, envolvimento emocional e noção de tempo e espaço em relação ao elenco. Já apresentar exige mais naturalidade, espontaneidade e noção de tempo e espaço em relação ao público e aos telespectadores.


DANIEL DEL SARTO (Fred)
"Fred. Um apaixonado pela natureza que deixou o Brasil para realizar seu maior sonho: trabalhar num delfinário. Dedicado inteiramente ao seu trabalho, que é cuidar e treinar os golfinhos, é um pouco distraído e desajeitado quando se trata dos seus sentimentos. Inicialmente não gosta da presença da Eliana no delfinário, pois acha que ela não se importa verdadeiramente com os golfinhos e só quer promover seu programa com a imagem deles. Quando percebe que ela também é uma apaixonada pela natureza, seu interesse e simpatia pela apresentadora aumentam."

FULVIO STEFANINI (Esquivel)
"O Esquivel segue a linha que me referi acima. Um típico personagem de histórias em quadrinhos. O bandidão às claras, estereotipado mesmo. Já na primeira cena ele se mostra por inteiro e é, fundamentalmente, muito engraçado."

ÂNGELA DIP
"Minha personagem é uma vilã. É a assessora do mal, do Fulvio. Ela mata golfinhos e não liga para os animais. É um grande desafio interpretar uma vilã."

FERNANDA SOUZA (Veralú)
"Minha personagem é a Veralú, uma garota muito mimada e egocêntrica que vai acompanhar o irmão e seu amiguinho em uma viagem a Cancun, onde se desenvolve toda a história. O sonho dela é ser atriz e aparecer no programa da Eliana e, para isso, ela apronta algumas e acaba atrapalhando os heróis da história. É uma "quase vilã" que me deu a oportunidade de fazer cenas divertidíssimas."

JOÃO PAULO BIENEMANN (Calé)
"Você vai se emocionar com a história de Calé. Uma história de amizade, de carinho e de amor pela natureza. Mas toda esta beleza está sendo ameaçada.O roubo de um antigo crânio de cristal vai colocar tudo isso em risco."



Para ver mais fotos do Filme, clique no título da mensagem: Entrevista Filme da Eliana Dez09

Sinopse
Durante a gravação de um programa sobre golfinhos, na Riviera Maya, no litoral do Caribe no México, a apresentadora Eliana se envolve em uma das maiores aventuras de sua vida. Ao lado do biólogo que cuida dos golfinhos, um garoto apaixonado pelos bichos que vê o mar pela primeira vez e, claro, um golfinho muito especial, ela terá de enfrentar os desafios lançados por um eco-predador responsável por acidentes ecológicos em todo o mundo. A grande chave para ajudar a desvendar O Segredo dos Golfinhos será um antigo crânio de cristal.


Elenco Personagem
Eliana........................Eliana
Daniel Del Sarto..........Fred
Fulvio Stefanini...........Esquivel
Ângela Dip..................*****
Fernanda Souza..........Veralú
Jackson Antunes..........Pepe
João Paulo Bienemann..Calé

***participações especiais***
Netinho
Supla
Rouge
Francisco Milani - fará a voz do Crânio de Cristal

Golfinho-robô

Um babytronic golfinho de 1 metro e 10 cm, com pele de silicone, movimento de cauda, flutuação, boca, barbatanas e piscar de olhos, imitando um filhote de golfinho verdadeiro. Quer saber como foi desenvolvido o golfinho-robô?

Caras Dezembro 2009



ELIANA E EDUARDO GUEDES SE CASAM EM FESTA ÍNTIMA

EMOCIONADOS, ELES DIZEM SIM EM BELA CERIMÔNIA RELIGIOSA CELEBRADA NA CASA DA APRESENTADORA

Um so­nho de me­ni­na que se rea­li­za. As­sim Elia­na Mi­chae­li­chen Be­zer­ra (31) de­fi­niu seu ca­sa­men­to com o em­pre­sá­rio Eduar­do Gue­des (30), no sá­ba­do, 11, na bela man­são da noi­va em um con­do­mí­nio de luxo na Grande São Pau­lo. "Sem­pre so­nhei em ca­sar de bran­co. An­tes, na igre­ja, mas já há al­gum tem­po ti­nha tro­ca­do essa von­ta­de por algo mais in­ti­mis­ta, exa­ta­men­te como foi meu ca­sa­men­to", con­tou ela a CA­RAS.

A ce­ri­mô­mia re­li­gio­sa, na pre­sen­ça de cer­ca de 700 con­vi­da­dos, foi rea­li­za­da nos jar­dins da casa onde Eliana e Eduar­do já vi­vem jun­tos há seis me­ses. Lá­gri­mas não fal­ta­ram. "Não pen­sei que me emo­cio­na­ria tan­to. Quan­do meu pai foi me bus­car no quar­to, para des­cer­mos as es­ca­das, já co­me­cei a cho­rar. Fui to­ma­da por um sen­ti­men­to in­crí­vel, que nun­ca ima­gi­nei", re­ve­lou ela. Lin­da em um mo­de­lo ou­sa­do de Wal­ter Ro­dri­gues (44), com saia-sereia de cós bai­xo e top de ren­da va­za­da que dei­xa­va a bar­ri­ga (per­fei­ta!) de fora, e tia­ra de ouro bran­co e bri­lhan­tes de Bi­bia­na Pa­ra­nhos (36), Elia­na aden­trou a nave ao som de vio­li­nos de mãos dadas com o pai, José Be­zer­ra (72). Logo que viu o sor­ri­so ilu­mi­na­do de Eduar­do, no­vas lá­gri­mas en­che­ram seus olhos. "Per­ce­bi o quan­to o Du es­ta­va fe­liz ao me ver. Tive cer­te­za de que ele gos­tou da rou­pa e isso me dei­xou mui­to rea­li­za­da, pois, afi­nal, me ar­ru­mei para ele. Quis fa­zer uma sur­pre­sa fu­gin­do dos mo­de­los ro­mân­ti­cos", contou Eliana.

A es­tre­la da Re­cord vol­tou a cho­rar vá­rias ve­zes du­ran­te a ce­ri­mô­nia re­li­gio­sa ce­le­bra­da pelo pa­dre Már­cio, da pa­ró­quia local. Eduar­do, dono da sor­ve­te­ria Stup­pen­do, em Moe­ma, tam­bém não se­gu­rou o cho­ro. "Sou o ho­mem mais fe­liz do mun­do! Es­tar aqui, ao lado da mu­lher da mi­nha vida, sim­ples­men­te des­lum­bran­te, e ofi­cia­li­zan­do nos­sa união, ou­vin­do o pa­dre fa­lar so­bre o nos­so amor, na pre­sen­ça da fa­mí­lia e de tan­tos ami­gos... É mui­to ba­ca­na. Não deu nem para dis­far­çar, fi­quei com o ros­to todo mo­lha­do, e só pen­sa­va que que­ro fi­car ao lado da Eliana toda a mi­nha vida", con­fes­sou ele, ro­mân­ti­co.

O ce­ná­rio da ce­ri­mô­nia re­li­gio­sa, pro­je­ta­do por Rudi Aguiar (48), da Ru­bens De­co­ra­ções, con­tou com 1000 mu­das de or­quí­deas fa­re­nó­po­lis bran­cas e 16 ban­cos de ma­dei­ra imi­tan­do os de igre­ja fei­tos ex­clu­si­va­men­te para a boda. Uma pas­sa­re­la foi cons­truí­da so­bre a pis­ci­na para a pas­sa­gem da noi­va até o al­tar. Em um ter­re­no do ou­tro lado da casa, foi ar­ma­do o sa­lão, pis­ta de dan­ça e pal­co para o show. "Bus­quei uma de­co­ra­ção bas­tan­te ro­mân­ti­ca e ele­gan­te, mas sem exa­ge­ros, como de­se­ja­va Elia­na", ex­pli­ca Rudi, que con­tou com o apoio do ar­qui­te­to João Ar­men­ta­no (44), res­pon­sá­vel pelo pro­je­to da man­são e pa­dri­nho da noi­va. "Ti­ve­mos esse cui­da­do para que as áreas cons­truí­das para a fes­ta não bri­gas­sem com o es­ti­lo da casa", con­tou Ar­men­ta­no.

No al­tar, fo­ram vá­rios os mo­men­tos de bas­tan­te emo­ção. Tan­to os pais de Elia­na, José e Eva, (64), quan­to os de Eduar­do, He­lio Gue­des (57) - com a mu­lher, Ma­ria Olin­ta Re­bou­ças (47) - e Lei­la Sa­nches Pega (52) - com o ma­ri­do, Pier Lui­gi Pega (61) - es­ta­vam co­mo­vi­dos. "Eduar­do é o fi­lho que não tive. Mi­nha fi­lha não po­de­ria es­tar mais fe­liz", de­cla­rou dona Eva, bas­tan­te abra­ça­da pe­los noi­vos. Após cum­pri­men­­tar a mãe , no om­bro de quem cho­rou en­­­quan­to o pai lhe en­xu­ga­va as lá­gri­mas, Elia­na lhe pres­tou uma ho­me­na­gem. "Que­ro en­tre­gar este bu­quê, sím­bo­lo des­ta união, à pes­soa mais im­por­tan­te da mi­nha vida: a mi­nha mãe", dis­se ela, sen­do aplau­di­da. Ao dei­xar o al­tar, Elia­na e Eduar­do es­ta­vam fe­li­cís­si­mos e pron­tos pa­ra uma noi­te de muita alegria e intensa celebração, que es­ta­va só co­me­çan­do.

Revista Viva Dezembro 2004


O "Sim" como ela sonhou

O Grande dia de Eliana


Vestido sem brilho,
Noiva sem buquê,
Show surpresa,
daminha de honra...
Como será o casamento da loira
Eliana cuida de cada detalhe do casório - com juízo para não gastar demais. Nos últimos dois meses Eliana ganhou uma "Amiga" inseparável: a rechonchuda pasta onde anota cada detalhe do próximo dia 11 de dezembro.Nessa data as 17 h, a apresentadora subirá ao altar com o gourmet Eduardo Guedes."Ela vê cada detalhe.Não por insegurança, mas porque esta curtindo!nunca atrasou para reunião comigo e é muuuito pé na hora de gastar" , comenta a consultora de eventos Patrícia Conchon.

Caminho sobre as águas

A ser realizada na mansão da loira - 56 cômodos e 1200 M,2! -, a festa reunirá 500 convidados.Eles Verão os noivos atravessar a piscina sobre um caminho de vidro até o altar,onde receberão a bênção - provavelmente do padre Júlio Lancelotti.Uma das madrinhas será Hebe Camargo. Depois, todos curtirão a festa dividida em três ambientes e decorada com muitas orquídeas gardênias.

Festa em casa: A celebração será na mansão de 1200 m2 e ainda tomará um terreno vizinho de 700 m

Banquete digno dos deuses

Se cardápio de casamento já costuma ser bom,imagine quando o noivo é gourmet! Eduardo Guedes não apenas coordenou com a noiva a escolha do que será servido no coquetel (Champanhe, Canapés quentes e frios) e no bufê (nove pratos e cinco sobremesas). "Ele também criou sabores de sorvete a uma massa ao molho de vinho do porto" Conta Christian Formon, dono do bufê homônimo. "Teremos 90 profissionais servindo o evento,que deve consumir,só de champanhe,300 garrafas", diz Formon.

O dia da noiva começa três semanas antes!

"No,dia vou conferir os últimos detalhes e horas antes,relachar com os cuidados do toscano,meu maquiador há nove anos", conta Eliana.Ela se preparará em casa mesmo, em seu camarim particular. "O dia da noiva na verdade começa 20 dias antes do casamento", explica a assessora de noivas do salão Jacques Janine (SP), Regiane Fraga. Os pacotes custam de R$ 400 a R$ 900 e incluem:

20 dias antes do grande dia

Limpeza de pele

10 dias antes

Prova do penteado e maquiagem
Modelagem de sobrancelhas (fique um mês antes sem mexer nelas e,no dia, faça só uma limpeza)

No dia

Pedicure e manicure
Reflexologia nos pés e nas mãos
Hidratação facial (para descanso)
Refeição balanceada
Banhos de hidromassagem ou ofurô com pétalas de rosa , sais de banhos e velas aromáticas no local
Depilação
Uma pessoa para auxiliar a noiva durante o dia todo

Daminha:R$ 1.110

As alianças serão carregadas por Marina Araium, 5 anos,filha da assessora Cíntia.Só o vestido dela custou R$1.110 - a estimativa é a de que o casamento saia por R$ 250 mil. O Gasto promete valer! A festa deve ir até o dia amanhecer, embalada pelo DJ Luciano Ucha,com som dos anos 70 e 80 e hits atuais.A Surpresa ficará por conta de um show ao vivo com um artista cujo nome a noiva não revela de jeito nenhum

Nada de brilhos!

"Será um vestido leve,sensual,sem brilhos", entrega Eliana.Assinado pelo estilista Walter Rodrigues,o modelito talvez não conte com um acessório que raramente falta nos casamentos: buquê. É que a noiva pensa em entrar sem. Por que? Ela não conta!

"O civil será num cartório mesmo,alguns dias antes da bênção religiosa"

Créditos
Revista Viva! Mais - 26 de novembro de 2004 – Edição 269
Portal Eliana On Line

10 Dezembro 2004 - Edição nº0326

Casamento à vista

Eliana e Eduardo, ansiosos pelo grande dia
Saiba como estão os preparativos para o casamento da apresentadora, que acontece no próximo sábado

Desde que anunciaram a data do casamento, em setembro, Eliana e Eduardo Guedes não pararam um só minuto. Também pudera. Preparar a cerimônia mais importante da vida do casal, seguida de uma mega festa de R$ 300 mil (segundo avaliações de mercado), não é tarefa fácil. Principalmente tendo-se três meses pela frente. A apresentadora da TV Record (Li, para ele) e o dono da marca de sorvetes Stuppendo (Dudu, para ela) trocam alianças às 19 horas do sábado, 11, na mansão da loirinha, onde ambos moram desde abril, em um bairro de condomínios de alto padrão na Grande São Paulo.

Até a segunda, 6, tinham sido enviados exatos 321 convites. Por isso, são esperados bem mais que os 400 convidados antes previstos.

Não será um gesto inédito a troca de alianças. O ritual foi ensaiado em janeiro, quando os dois se deram anéis de compromisso, na Itália. E confirmado no noivado, em maio. "Não penso mais como solteiro", diz o apaixonado Eduardo.

O chefe confidenciou a tititi que encomendou ao joalheiro Antonio Bernardo um par de alianças que pode ser usado em conjunto com as de compromisso, da Bulgaria.

Eliana vestirá um modelo do estilista Walter Rodrigues. Será precedida da dama de honra Marina Araium Alves, de 5 anos, e do pajem Pedro Guerra de Sá, de 6, filhos da assessora de imprensa da loirinha, Cíntia Araium, e da secretária da estrela, Rosana Guerra de Sá.

Quanto aos preparativos, Eliana e Eduardo seguiram uma fórmula original. "Na dúvida, quem entendia mais do assunto decidia. Decoração, show, arranjos, lembranças, convite, quem cuidou foi a Eliana. Já da alimentação cuidei eu", comenta o chefe. Uma pessoa importante na preparação do casamento é a consultora Patrícia Conchon. Com ela, o casal manteve reuniões diárias, sobretudo nesses últimos dias, pois o terreno onde rolará a festa passou por reforma. Conversando muito, definiram tudo. Dos acepipes aos adereços mais singulares, como o arranjo de flores que o noivo usará na lapela do terno confeccionado por Ricardo Almeida. Afinal, como disse Eliana, "subir ao altar será um momento ímpar". "É mais fácil ser artista do que noiva"

Os padrinhos de cada um

Do lado dela:
Eva Michaelichen (mãe) e José Ercílio Bezerra (pai)
Helena Michaelichen Bezerra (irmã) e Ricardo Ribeiro (amigo de Eduardo)
Fabiana Bordin (amiga de Eliana) e Caio Moura (amigo de Eduardo)
Patrícia Paixão e Sidney Alonso (casal amigo de Eliana)
Hebe Camargo (apresentadora de TV e amiga do casal) e Leonardo Guedes (irmão de Eduardo)
Cris e João
Armentano (ele é arquiteto badalado e projetou a mansão)

Do lado dele:
Leila Sanches Pega (mãe) e Pier Luigi Pega (marido dela)
Hélio Guedes (pai) e Maria Olinta Senna Rebouças (esposa dele)
Adriana Carneiro (amiga de Eliana) e Roger Ono (amigo de Eduardo)
Lucy Bernardino(amiga de Eduardo) e Júnior Becaro (amigo de Eduardo)
Solidea e Sebastiano Petucco (tios de Eduardo, vindos da Itália)
Cláudia e Paulo Henrique Amorim

Confira o depoimento emocionado de Eliana a tititi

"Esse é um dos momentos mais importantes da minha vida pessoal, mas nunca pensei que fosse mexer tanto comigo emocionalmente. A minha cabeça não pára de pensar no casamento. Tem horas que o Dudu olha para mim e eu estou estatelada, com o pensamento longe. Penso em muitas coisas ao mesmo tempo. Cheguei à conclusão de que é muito mais fácil ser artista do que noiva. Artista já sou há 16 anos, é mais fácil de lidar. Mas noiva, não. É a minha primeira vez, e isso envolve tanta coisa... Sentimentos, família, marido, receber bem os convidados... Nesses últimos dias, tenho dormido muito pouco. E, claro, sonho com coisas relacionadas ao casamento. Já sonhei com cor do vestido diferente, com o padre que não chegava... Mas não tenho medo de que saia algo errado no dia. Mesmo porque, se ocorrer, só eu e o Dudu vamos saber. Para os convidados, vai estar tudo bem. A gente escolheu tudo juntos, sempre conversando muito, mas é claro que o gosto de cada um vai estar nos detalhes. A cerimônia no jardim, a natureza, as flores... Isso é a minha cara. Na hora da sobremesa, das cores, dos sabores, das delícias, os convidados vão reconhecer o Dudu. Sei que é uma tradição, mas não pretendo chegar atrasada na cerimônia. Se acontecer algo, vou atrasar no máximo meia hora. Seja como for, é um momento ímpar na minha vida."
Foto: O enlace do casal será nos jardins da mansão onde moram.

Leia a íntegra da matéria na edição que está nas bancas

Retrospectiva. Dezembro 2009

1) Não assusta está perto dos 30 anos solteira ?
R: não me assusta, mesmo porque me acho tão jovem e sei que tenho um caminho de muita luz pela frente. Deus me reserva muita coisa boa.

2) Todo artista sonha em ir para a globo? e você ?
R: a globo é uma TV admirável . você sonha eles realizam , mas não sei se lá o meu sonho poderia se tornar realidade. Quero continuar tendo um programa que tenho hoje , em que decido tudo. A história me mostra que lá é um pouco mais complicado, por ser a maior emissora do país . e estou muito feliz na rede Record . lá tenho a autonomia que sempre sonhei.

3) É difícil tirá-la da Record ?
R : não é difícil me tirar da Record. difícil é alguém aparecer com uma proposta tão boa quanto a da Record. sou tratada como mereço , tenho todo o respeito da diretoria . minha vontade de estar na globo é a longo prazo, porque da globo não tem mais para onde ir. E eu não me rendo ao ibope.

4) Você não se preocupa com a audiência ?
R : a maior preocupação é fazer um programa em que as mães confiem, para poderem deixar o filho na frente da tevê e ficarem tranquilas que não vai haver baboseira, palavrão, futilidade, gíria . eu como jovem uso bastante gíria no meu cotidiano, como “cara”, “meu”, mas não na tevê . sempre pensei no que gostaria que meu futuro filho visse na televisão. Desde meu primeiro CD, brinquedo e programa me preocupei com diversão e educação.

5) Suas amigas são famosas ?
R : não tenho nada contra artista, mas gosto de fazer coisas normais, ir ao shopping, cinema . e nem todas as pessoas famosas têm essa disposição para viver assim . recentemente fui ao playcenter porque estava muito afim de ir nas “noites do terro”. Fui á paisana, botei uma peruca preta e fui com a minha produção, mais de 20 pessoas . comi pipoca, cachorro quente, fiquei na fila sabe ? adoro ficar na fila. .detesto que me passem na frente de outras pessoas no restaurante, porque não sou melhor do que ninguém.

6) Você não teve de namorar um artista para vencer . é um mérito ?
R : é resultado da criação que recebi dos meus pais . minha mãe dizia : “ Eliana, eu, como uma dona de casa, já ouvi dizerem que para subir na vida , essas meninas que trabalham em TV têm de sair com algum diretor . você não precisa disso . conte comigo e com o seu pai para tentar vencer de outra maneira”

7) Até quando pretende apresentar programas infantis ?
R : eu não vou parar . amo as minhas crianças . ainda sou jovem e sei que tenho anos e anos pela frente como apresentadora infantil . hoje tenho um espaço consagrado na TV . esse é meu tesouro. Ter as crianças me assistindo , ser líder no horário mesmo estando na terceira emissora do país e ganhar da rede globo é uma alegria. Digo isso com humildade , sem prepotência. Quero que um dia falem: “ poxa , a Eliana é um ícone da televisão Brasileira”. Não existe outra Eliana.

8) Todo esse sucesso nunca mexeu com a sua cabeça ?
R : o sucesso já está dentro de mim . ás vezes , vou com amigos a um restaurante e eles dizem : “parou tudo quando você entrou!” . não percebo . isso passou a ser normal .quando alguém me pede um autógrafo , sinto que sou querida . nesse caso a falta de privacidade não me atrapalha. Os fãs já tem certa intimidade comigo. Mas quando recebi o convite do Silvio para ser apresentadora me achei o máximo , melhor que todas minhas amigas . só que depois de 2 meses o programa acabou e onde estava a bonitona que se julgava a melhor, foi aí que coloquei os pés no chão.

9) Você perdoaria uma traição ?
R : dependendo do caso , perdoaria sim. Quem sou eu para julgar? Sou católica e tem uma passagem na Bíblia que diz : “ quem nunca errou , que atire a primeira pedra” . ninguém vai atirar. Não posso dizer “você errou e nunca mais quero te ver”. Quem sabe não contribuí para que isso acontecesse.

10) você já traiu ?
R : não, nunca traí .

11) Das mudanças que o sucesso provocou em sua vida, qual foi a mais marcante ?
R : a mais marcante foi poder dar conforto para a minha família. É um orgulho para mim. Um sonho de menina que se realizou. Moro com os meus pais , somos muito amigos e independentes, ao mesmo tempo. Minha essência é ser uma pessoa simples e isso eu mantive. O principal conforto que proporciono a eles é saberem que podem contar comigo para tudo. Acho que a vida é uma grande troca. Meus pais me deram muito carinho, amor e respeito e estou podendo retribuir. Em dobro se possível.

12)Como você imagina a sua vida daqui a 10 anos ?
R: sempre sonhei muito , mas nunca tão alto como o que me aconteceu. Deus foi muito bom para mim, mais do que eu esperava. É um risco fazer previsões. Se eu continuar com essa paz interior , com certeza meu futuro vai ser muito especial.

13)Você completou seus estudos ?
R : não terminei a faculdade de psicologia , parei no terceiro ano , porque não estava dando para conciliar trabalho e estudo. Se fosse psicóloga gostaria de trabalhar com vida intra-uterina.

14)Os fantasmas dos namorados passados permanece ?
R : amadureci muito dos antigos namoros para cá . vivia a vida do Luciano (Huck) , saía com os amigos dele, ia para lugares que ele frequentava , e esqueci a minha vida. Hoje não faço mais isso , você não pode se apoiar no outro, porque quando ele sai você cai. Me apoiava no Luciano e fiquei sem chão quando tudo acabou. agora me relaciono de forma mais madura de igual para igual.

15)Por ter uma origem humilde, você já se sentiu constrangida ou sofreu algum preconceito quando passou a frequentar o mundo da fama e os grandes salões de festas?
R : nunca porque educação não está no berço. Está no caráter, na personalidade, na dignidade. Tive tranquilidade para entrar em lojas caríssimas , porque o primordial é educação e isso não está no dinheiro. Conheci pessoas de família tradicionalíssimas que não sabem simplesmente dizer obrigado. A riqueza vai muito mais além da conta do banco. É muito mais espiritual.

16)Você acha que já nasceu com alma de artista ?
R: quando eu era pequena adorava vestir as roupas da minha mãe , ficava em frente ao espelho cantando. Sempre quis ser artista. Então fiz curso de modelo e comecei a participar de alguns testes. Com 13 anos entrei no conjunto “a patotinha” e nunca mais parei.

17)Quem você ouve em momentos difíceis de dúvida ?
R : quando me sinto acuada um pouco em apuros , converso com Deus . sou muito religiosa . e uma extensão disso são meus pais. Eles me dão ótimos conselhos.

18)Como você reage ,as pessoas que dizem que no seu programa quem dá audiência é o “Pokémon” ?
R : isso não é verdade e os números estão aí. O “pokémon” já deu picos de 14 de audiência e a Eliana já deu 13. Não tenho de retrucar ou de dar resposta por meio de revistas ou jornais. Meu trabalho é minha maior resposta.

19)E o que mais tem de bom e de ruim por ser sagitariana ?
R : ser justa , verdadeira , não ter meias palavras , é bom. O pior do sagitariano é o lado perfeccionista. Ás vezes sou cruel por exigir demais de mim e das pessoas a minha volta.

20)Quais os sonhos que você tinha quando criança ?
R : sonhava em conhecer a Disney , mas só fui para lá aos 19 anos para gravar o bom dia & cia , do SBT . não nasci em berço de ouro e hoje tenho coisas que vão muito além do que eu sonhava.

21)Quais são suas maiores ambições ?
R : minha meta é ser uma grande comunicadora. Os meus exemplos são Hebe e Silvio Santos.

22)Quantas horas você trabalha por dia ?
R : só na TV trabalho mais de 12 h , na Segunda e na Sexta saio da Record e venho para o meu escritório. Em dias de reunião fico na EMB até mais de 22 h.

23)A Eliana empresária é muito diferente da apresentadora?
R : não existe duas Elianas , mas quando entro em uma reunião para falar de negócios , falo de negócios. A Eliana da TV é moleca , lá mostro a criança que há em mim.

24)Você é uma caretinha assumida ? ou dá umas piradas de vez em quando?
R : sou uma caretinha assumida e feliz da vida. Gosto do que é tradicional mesmo. Descobri que a maior riqueza está na simplicidade e que não adianta ter uma bela casa, dinheiro se não se tem o básico que é o amor, o carinho e o respeito.

25)O que se sente ao ser apontada como uma mulher muito sexy?
R: como mulher fico feliz, mas na carreira não acrescenta nada. Não ganho um ponto a mais de audiência.

26)Você é uma mulher amada ?
R : muito amada. Devido ao amor de todas as pessoas que me cercam. Quando você tem saúde perto da família e tem amigos verdadeiros, vive no melhor dos mundo. Posso pisar descalça tendo a certeza de que não vou me machucar.

27)Ao ver tudo que conquistou, como se sente ?
R : ganho mais força e determinação. Eu vim do nada. Os pais sempre projetam nos filhos uma vida melhor do que tiveram. Hoje meu maior orgulho é ver meus pais olhando o que conquistei. Cumpri essa missão como filha, sou uma vitoriosa.

28)Por que ressalta sua origem ?
R : é a coisa mais gostosa do mundo ter tudo que tenho hoje e continuar sendo simples. Posso morar numa casa maravilhosa, mas estarei com os pés no chão. Eu podia estar beliscando caviar na sua frente, mas o que gosto mesmo é de comida caseira, de uma tortinha feita no liqüidificador. Não tem sentido apagar o meu passado.

29)Pesa ser um exemplo de vitória ?
R : nunca pesou, porque nunca ninguém chegou e me disse: “faça isso ,siga esse caminho que você vai chegar lá”. Conquistei as coisas passo a passo. Não tenho medo de um dia “cair a máscara”, porque essa máscara não existe. Quem me conhece verdadeiramente sabe que a Eliana da televisão é a mesma que eles convivem em casa. Não sou um personagem.

30)Você tem vontade de ser mãe ?
R : muito. Se tivesse uma pessoa que me amasse ao meu lado, não pensaria duas vezes para ser mãe. Gostaria de realizar esse sonho antes dos 30 anos.

31)Se não encontrar uma pessoa legal, pensaria em ter um filho sozinha ?
R : de jeito nenhum. Como fui criada, não me faria bem. O ideal seria casar e planejar um filho com meu marido, com uma família formada.

32)Você é tímida ?
R : demais! Trabalho em televisão, consigo falar com milhares de pessoas, mas quando se trata do lado emocional sou muito, muito tímida.

33)O que procura em um homem ?
R : precisa ser companheiro, não se sentir ameaçado com minha exposição, apesar de ter um lado independente, forte adoro ser cuidada. É gostoso ter um colo para onde correr.

34)Qual o próximo desafio ?
R : concretizar um programa em horário nobre, para as mulheres.

35)Quem é a Eliana ?
R: Sou forte, determinada e muito, muito trabalhadora.

36)Nenhum defeito ?
R: cobro muito de mim mesma e de quem está comigo, nunca acho que está bom.

“Se você tem um sonho, lute por ele, nunca desista porque um dia você chega lá”
(Eliana Michaelichen Bezerra)

Entrevista-Revista Quem! Dezembro 2004

Depois de conquistar o público infantil e o adolescente, a apresentadora grava seu primeiro filme e confessa viver 'in love' ao lado do empresário Eduardo Guedes. Feliz nos negócios e no amor, ela está pronta para realizar seu grande sonho: ser mãe
Os 12 anos de tabalho como público infantil trouxeram à apresentadora Eliana experiência para arriscar novo vôo. Alto e um tanto quanto arriscado. Desde janeiro o programa que leva o seu nome, na TV Record, passou a ser exibido à tarde visando aos adolescentes. O resultado positivo veio através da audiência, medida pelo Ibope: segundo lugar no horário, só perdendo para a TV Globo. De bem com a vida na telinha, a apresentadora se aventura na telona com o filme Eliana Em O Segredo dos Golfinhos, que começa a ser filmado este mês no México e em São Paulo e tem estréia prevista para janeiro de 2005. Com a vida profissional bem encaminhada, ela não esconde a felicidade ao lado do empresário Eduardo Guedes, dono da sorveteria Stuppendo. Aos seis meses de namoro e aliança na mão direita, Eliana sonha em construir uma família e aos 30 anos diz que quer ser mãe. 'Eu tenho certeza que vou ser uma supermãe! Não tenho vergonha de dizer que é bom receber colo de quem se ama.'

A revista QUEM acompanhou um dia na vida da apresentadora e empresária, que acumula altas cifras com a venda de mais de 100 mil bonecas por ano, além de 160 produtos licenciados. 'Eu dou a última palavra em tudo. Nunca quis alguém que me dissesse o que fazer.' E é com essa disciplina que vem ganhando mais espaço e também mais trabalho.

Quem - Você está estudando para fazer o filme?
Eliana - Tenho aulas de interpretação com a Lili (a diretora Eliana Fonseca) há pelo menos três meses. Eu não farei um personagem, serei eu mesma.

Quem- Como começou o projeto?
E - Há quatro anos venho conversando com várias pessoas. De um ano e meio para cá, me associei à empresa Moonshot Pictures e ao canal Azul.

Quem - O que esse filme tem de diferente?
E - Ele não é um conto de fadas, nem uma ficção. Nós vamos mostrar como vivem os golfinhos, o cotidiano deles. Estamos tomando vários cuidados para que, durante as gravações, a rotina deles não seja alterada e eles não estressem. Para isso até criamos um robô-golfinho, que vai ser utilizado durante as gravações no México, de 10 de junho a 5 de julho.

Quem - Essa mescla de realidade com fantasia é o tipo de entretenimento que falta para a criança no Brasil?
E - No cinema nacional tem muito material interessante de ficção. A Xuxa tem uma história no cinema infantil respeitável, o Renato Aragão também. Quero trazer a criança para mais próximo da realidade, quero que ela se identifique com os personagens do filme.

Quem - Você se incomoda de ser conhecida como a 'Eliana dos Dedinhos'?
E - Não, mesmo porque isso começou há 12 anos e entendo que as pessoas ainda tenham esse pensamento retrógrado. Elas não acompanharam minha trajetória. A música Os Dedinhos não foi uma bobagem, foi feita para crianças em fase de aprendizado.

Quem - Por que o programa Eliana agora também atinge os adolescentes?
E - Porque eu passei para a tarde e esse é um horário em que a molecada está em peso em casa. As crianças continuam assistindo ao programa porque mantivemos os games, as músicas e o trabalho educativo. Os adolescentes vêm ao estúdio e participam de brincadeiras mais incrementadas.

Quem - Foi difícil a adaptação?
E - Não é fácil deixar a inocência de uma criança para lidar com a malícia do adolescente. Eles me cutucavam o tempo inteiro. Eu estava muito despreparada para me comunicar com eles, que me questionavam sobre como era possível eu interagir com crianças e adolescentes. Eles são preconceituosos, têm opinião formada. Só que hoje isso não acontece mais. Consegui agregar o público e eles entenderam que posso falar para ambos.

Quem - Lembra de alguma saia-justa que enfrentou com os adolescentes?
E - Os meninos te olham como mulher. Se estou de saia ou miniblusa eles olham meu corpo. É normal, mas no começo me causou um certo constrangimento.

Quem - É difícil conciliar a carreira de apresentadora com a de empresária?
E - Aprendi com o tempo a lidar com isso. Sempre fiz questão de saber tudo que envolve o meu nome, a minha marca. Eu dou a última palavra. Nunca quis alguém que me dissesse o que fazer.

Quem - Deixou de viver alguma coisa por causa do trabalho e da fama?
E - Confesso que deixei de ir a muitas festas, jantares, aniversários e vários domingos ao lado da 'mama'. Mas aos 30 anos sou muito feliz e vejo que valeu a pena, porque eu tenho o conforto da minha família e a tranqüilidade do meu trabalho. Tudo tem seu preço. O preço que ainda pago é de não ter uma vida tão divertida, como sair para a balada, por exemplo, o que minhas amigas fazem. Mas não sinto falta. Tenho uma satisfação profissional que me preenche muito.

Quem - Você tem alguma religião?
E - Eu sou católica e me cerco de várias coisas boas. No meu camarim tem uma árvore da felicidade, um vaso de arruda, que aliás, troco toda semana porque murcha. Também acendo incenso em casa e no trabalho.

Quem - Há quanto tempo tem tatuagem?
E - Há três anos. É uma marca minha e para poucos. Se eu quisesse que todo mundo visse, teria feito no braço. São dois dragões e as línguas quase se encostam. Minha idéia é de que elas se juntem no dia em que eu me casar.

Quem - Como você se cuida?
E - A minha imagem é muito importante para o meu trabalho. Tenho como dermatologista a Ligia Kogos. Uso protetores para o dia, para a noite e creme para os olhos. Não adianta, tem de cuidar. Puxo ferro também. Depois dos 30 você precisa segurar os músculos, senão eles caem.

Quem - Pensa em ter filhos?
E - Lógico, só não sei se está perto. Eu babo pelos filhos dos outros. Meu relógio biológico faz esse assunto estar muito presente. Mas fazer filho todo mundo pode. Eu quero planejar, estar em um momento mais tranqüilo para poder cuidar. Não quero deixar com a babá, quero poder amamentar. Eu tenho certeza que vou ser uma supermãe.

Quem - Como você e o Eduardo (Guedes) se conheceram?
E - Eu estava em Moema, na casa de uma amiga, e resolvemos tomar sorvete. Fomos até a Stuppendo e um moreno lindo me pediu para que eu autografasse seu avental, dizendo que era o dono da sorveteria. Isso foi há oito anos. Depois disso, mantivemos contato mas somente como amigos.

Quem - E quando a amizade virou namoro?
E - O Eduardo também trabalhava na Record há pelo menos três anos, dando receitas no programa Note & Anote. Eu estava terminando um relacionamento quando recebi dele no camarim uma cocada em forma de coração. No dia seguinte ele me mandou sorvete e aí começou a brincadeira. Já faz seis meses.

Quem - No que esse relacionamento é diferente dos outros?
E - O mais legal é que eu conheço o 'Edu' como amigo e isso me dá segurança. Estou bem feliz. Ele é muito inteligente e faz questão de me acompanhar. Cuida de mim. Apesar de ser uma mulher independente financeiramente, ter minha carreira, é bom ter o colo de quem você ama. Não tem nada a ver com ser dependente, mas é a sensação de que alguém te proteje. Eu não sou dessas que diz: 'Eu me basto'. Eu não quero ser uma mulher independente e sozinha.

Quem - Os homens têm medo das mulheres independentes?
E - Eles ainda têm de ter a certeza de que protegem a mulher. Estão assustados com essa postura de comando. Entre quatro paredes não adianta competir. Por que não desarmar, relaxar e deixar seu lado feminino fluir? Deixe a competição no trabalho. Eu gosto de ser cuidada.

Quem - E a aliança, faz quanto tempo?
E - Nós fomos para Itália em janeiro e visitamos, em Verona, a casa de Julieta. Com toda aquela atmosfera romântica, saímos para lá de apaixonados, passamos na Bulgari e compramos a aliança.

Quem - Vocês pensam em morar juntos?
E - Ainda é muito cedo. Em toda relação é importante preservar o individualismo, respeitar o espaço do outro. Não gosto de regras. Tem tanta gente que é feliz e não mora na mesma casa... Para não entrar em conflito, moramos separados e só curtimos os bons momentos.

Entrevista Quem 2004


ELIANA corre contra o tempo para dar conta de tudo que sua agenda prevê para os próximos meses. Em menos de 20 dias, ela se casa com o empresário EDUARDO GUEDES. Em janeiro, estréia no cinema. Em março, terá um novo programa na Record. Em ótima fase, a apresentadora falou a QUEM sobre amor, dinheiro, cirurgia plástica - que ela já fez - e os sonhos daqui para a frente

'Não tenho problema com plásticas. Apliquei uma vez botox, mas fiquei com uma cara inexpressiva. Há um ano e meio fiz uma plástica de nariz, que era uma coisa que queria há muito tempo. Foi pela estética, para deixar o nariz mais fininho, menorzinho e delicado'

O que uma mulher bem-sucedida, famosa e dona de um patrimônio de alguns milhões de reais como a apresentadora Eliana espera do namorado? Se pensou em algo caro ou excêntrico, errou: foi com um prosaico jantar à luz de velas, preparado em casa, que o empresário Eduardo Guedes fisgou de vez o coração da moça - com quem vai se casar no dia 11 de dezembro. 'Comecei a chorar. Chorava, chorava, chorava... Nunca ninguém tinha me feito uma surpresa tão boa!', conta ela.

Eliana está cuidando de todos os detalhes do casamento, que vai ser celebrado em sua casa, em Alphaville, São Paulo. O château, aliás, está passando por uma imensa reforma para abrigar com conforto - mas sem extravagâncias, ela garante - os 400 convidados do casal.

No trabalho, a vida de Eliana também vai bem, obrigada. Em janeiro, ela lança seu primeiro filme, Eliana em o Segredo dos Golfinhos, uma produção de R$ 6 milhões. Em março, estará no ar com um novo programa na TV Record, agora voltado para o público adulto. Aos 31 anos, 16 anos de profissão - 14 deles dedicados às crianças -, ela agora quer se reinventar.

Nesta entrevista exclusiva, Eliana fala da fase atual e discorre com naturalidade sobre temas que gente famosa, em geral, prefere esconder - como o fato de ter feito cirurgia plástica e ter, sim, aplicado botox no rosto. Para a sessão de fotos, ela mesma sugeriu a locação especial: a Casa de Vidro, construção de 1950 que foi residência de Lina Bo e Pietro Maria Bardi e é patrimônio histórico desde 1987. Eliana sabe o que quer - e tem bom gosto.

QUEM - Você e o Eduardo se conhecem há oito anos, mas namoram há pouco mais de um ano. Casar não foi uma decisão rápida?

ELIANA - Não foi rápida. Quando você amadurece já saca rapidamente as coisas que te fazem bem. Quando se é jovem, tem um aprendizado, né? E aí você namora três, quatro, seis anos para descobrir. Um ano é um tempo bom para se conhecer uma pessoa. A gente mora junto há quase sete meses e é uma experiência muito bacana antes de tomar essa decisão.

QUEM - Quando você teve certeza de que ele era o homem ideal?

E - Bateu uma coisa gostosa de ambos os lados porque uma decisão dessas não parte só de um dos dois. Não adianta só você querer casar, só você ter vontade de estar ao lado dessa pessoa. Nossos sentimentos são muito parecidos. E ele sempre se mostrou muito companheiro, mesmo em fases de muito trabalho. Estava o tempo inteiro comigo, até de madrugada. Percebi que ele era especial.

QUEM - Você é mulher de relacionamentos estáveis e chegou a ficar noiva do publicitário Roberto Justus. Chegou a pensar que se casaria com algum dos seus ex?

E - Não quero falar de outras vezes porque o que passou já foi e não importa. O que vale é este momento. Nada do que estou vivendo agora é parecido com o que já vivi. É tudo muito lindo, puro e novo para mim. É gostoso descobrir aos 31 anos de idade que tenho sentimentos novos. Estou madura, sei o que quero, mas ainda posso sentir coisas diferentes. Isso é maravilhoso.

QUEM - O que é um casamento bem-sucedido para você?

E - O casamento tem que estar fundamentado em respeito, amizade, companheirismo e, claro, amor. Mas dizer que só o amor segura um relacionamento...não acredito nisso. Tem que ser muito mais. Só amar é pouco para dar certo. Ninguém casa pensando em se separar. Essa é que é a verdade. A separação é uma fatalidade mesmo.


FOTOS: CLEIBY TREVISAN/QUEM; ASSISTENTE: RENATA AIELLO; MAKE UP: DANILO TOSCANO/FIRST