quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Revista Boa Forma - Março de 2007

Revista Boa Forma
Eliana, beleza em paz!
Com a ioga, Eliana descobriu o equilíbrio entre corpo bonito e mente tranqüila. Feliz com os resultados, ela nos convidou para acompanhar uma prática em sua casa. A aula foi criada por Deva Banthu e Nanda Priya, professores de ioga integral, da mestre Regina Shakti. Foi tudo lindo, suave, gostoso, como você pode conferir aqui. Venha fazer esta aula com a gente!

O primeiro semestre de 2005 foi muito intenso para Eliana. Por sugestão da Record, emissora em que trabalha, ela deixou de lado o programa infantil diário que já vinha fazendo há 13 anos e passou a investir em outra atração. Foram seis meses de muito trabalho até chegar ao formato final de Tudo É Possível, uma espécie de game show dominical. Ao notar a ausência da apresentadora na tevê, a imprensa não deixou de especular: “Está na geladeira”. “Em outros tempos, teria ficado profundamente incomodada. Mas aprendi a ter mais controle sobre as emoções negativas. Nos momentos difíceis, parava e respirava fundo. Aprendi com a ioga”, conta.

Apesar de estar praticando a hatha yoga há três anos, a cada dia ela surpreende- se com os resultados. “No início, não tinha flexibilidade, era difícil fazer as posições. É delicioso perceber a evolução a cada aula, saber que eu sempre posso melhorar um pouquinho.” Garota de academia, Eliana experimentou a ioga pela primeira vez quase por acaso, no Kyron Spa, em São Paulo, onde recebe massagem relaxante. “De repente, estava

numa sala toda zen, cheia de incensos. E a professora era linda, supersarada. Durante a execução das posições, senti meus músculos trabalharem como nunca. E ainda saí de lá com a mente tranqüila. Percebi que era uma atividade completa.”

Uma visita ao Ashram Krishna Shakti, uma espécie de spa zen que fica em Campos do Jordão, região serrana do estado de São Paulo, era o que faltava para completar a paixão pela prática. “Eliana acordava antes de o sol nascer e participou de todas as atividades”, lembra Regina Shakti, proprietária do local e mestre de ioga. Hoje, as duas são grandes amigas.

Musculação também tem vez
Ela não deixou completamente de lado os exercícios, digamos, convencionais. Em sua casa, num condomínio nos arredores de São Paulo, ela mantém uma sala de ginástica com multiestação de musculação (um desses aparelhos que reúnem diversos exercícios), bicicleta ergométrica e acessórios, como pesinhos e caneleiras. Todos os dias, logo depois de tomar um iogurte pela manhã, ela pedala de 30 a 40 minutos, em ritmo acelerado. “É superimportante, porque a hatha yoga não trabalha a resistência aeróbica. Preciso gastar calorias”, diz. Duas vezes na semana, ela complementa com a musculação, sozinha mesmo. “Treinei bastante tempo com personal e conheço bem os exercícios”, explica. No aparelho, faz exercícios paras as pernas. Com os pesinhos, modela bíceps, tríceps e ombros. Para desenhar os músculos da barriga, não dispensa os abdominais.

Morando com o inimigo
No mesmo dia da sessão de fotos, seu marido, o gourmand e empresário Eduardo Guedes, dava os últimos arremates em uma colomba pascal toda coberta de chocolate, linda e irresistível. “Morando com o inimigo”, brinca Eliana, acostumada a dividir sua frugal geladeira com os quitutes e sorvetes da sorveteria Stuppendo, que Eduardo comanda. No início, ela experimentava todas as delícias que ele preparava. Hoje, doces só entram em casa aos finais de semana. No domingo à noite, as sobras vão para a casa de sua mãe ou das pessoas que trabalham com ela. “Senão, engordo”, justifica.

Durante a semana, a vontade de doce é compensada por gelatina diet, suco Clight, frutas secas, banana passa. Bolacha recheada nem entra em sua casa – ela guarda na despensa, no máximo, um biscoitinho de aveia ou de cereais.

Na cozinha, fritura não tem vez, nem para refogar o arroz. Aliás, ele é feito no microondas. “Coloco na mesma tigela o arroz, a cebolinha picada, a água e o óleo de canola e cozinho por 20 minutos.” No dia-a-dia, ela toma como base um cardápio balanceado preparado pelas nutricionistas da clínica do endocrinologista Maurício Hirata. Mas não se intimida a fazer substituições quando não dá para escapar do almoço no escritório. Em vez de delivery fast food, ela conseguiu descobrir uma pequena e simples galeteria nas redondezas do bairro do Itaim Bibi. “A vantagem é que a comida é simples. Só um galetinho grelhado e uma saladinha verde bem variada, superbem lavadinha”, revela.

Beleza em primeiro lugar
Eliana é superpreocupada com o corpo. Já foi de seguir os conselhos de amigas – experimenta isso, experimenta aquilo –, mas acabou descobrindo que nem sempre o tratamento que serve para outra mulher pode funcionar com ela. Hoje, entrega-se aos cuidados de especialistas em estética da clínica de seu endocrinologista. O foco dos tratamentos é a prevenção da celulite e das gordurinhas localizadas. Já a pele do rosto, lisinha e livre de manchas aos 32 anos, é resultado de um acompanhamento intensivo da dermatologista Ligia Kogos e, é claro, de uma paciente ultradisciplinada. Eliana usa pelo menos seis produtos formulados especialmente para a sua pele. O único que se incomoda com tanto creme é o marido. “Eu fico lá no banheiro uma hora me cuidando e ele chamando. Vem dormir, vem logo!”

rei dos bailarinos (foto1)

Em pé, transfira todo o peso do corpo para a perna esquerda, mantendo-a estendida. Dobre a perna direita para trás e segure o pé com a mão direita. Tente estender o joelho direito sem inclinar exageradamente o tronco à frente. Abra os ombros e o peito. Estenda a mão esquerda à frente do corpo, na mesma altura dos ombros e mantenha o olhar fixo num ponto. Fique por quatro respirações e depois faça com a outra perna.

Para que serve: trabalha o equilíbrio do corpo e da mente. Ajuda a desenvolver a tolerância e a estabilidade diante das adversidades da vida. Tonifica a musculatura dorsal, do bumbum e das coxas.

posição de lótus (foto2)

Sentada, cruze as pernas apoiando o dorso dos pés sobre as coxas. Se não conseguir, apóie apenas o peito de um dos pés e deixe o outro no chão. Mantenha a coluna ereta e fique assim por cinco minutos, inspirando e expirando lenta e profundamente pelo nariz. Se necessário, sente sobre uma almofada. Para que serve: é a posição inicial para a prática de ioga, que permite aquietar a mente e concentrar-se no momento presente.

posição da árvore (foto3)

Em pé, transfira todo o peso do corpo para a perna direita, mantendo-a estendida. Eleve lentamente a perna esquerda, flexionando o joelho e apóie o dorso do pé sobre a coxa. Se for difícil, apóie a planta do pé na parte interna da coxa. Respire profundamente quatro vezes e faça com a outra perna.

Para que serve: trabalha o equilíbrio do corpo e da mente. Ajuda a desenvolver a tolerância e a estabilidade diante das adversidades da vida. Aumenta a flexibilidade dos joelhos. a permanência nas posturas é medida por respirações. Quando ficar fácil, prolongue a permanência.

quatro apoios (foto4)

Deite de barriga para baixo, com as pernas bem juntas. Apóie as mãos no chão, na altura do peito. Mantenha os cotovelos fechados. “Empurre” o chão, tirando todo o corpo do solo, firme e reto como uma tábua.

Para que serve: tonifica a barriga, o bumbum e os braços.

posição da naja (foto5)

Deite de barriga para baixo, como na posição anterior. Estenda os braços enquanto eleva a cabeça, o tronco e tira as pernas do chão, apoiando-se na ponta dos pés. Se não conseguir, deixe as pernas no solo. Fique assim por quatro respirações.

Para que serve: fortalece toda a região posterior, desde os calcanhares até a nuca. Massageia os órgão internos da região abdominal.

posição do guerreiro (foto6)

Afaste bem as pernas. Vire o pé direito para fora e flexione o joelho direito, até forma um ângulo de 90 graus entre a perna e a coxa. Abra os braços, mantendo-os estendidos na mesma altura dos ombros. Mantenha-se assim por quatro respirações e depois faça do outro lado.

Para que serve: desenvolve a determinação e a autoconfiança. Tonifica os músculos das pernas e dos braços e a musculatura da região pélvica.

o ideal é praticar todos os dias. Se não conseguir, procure fazer a aula a cada três dias.

invertida sobre os ombros (foto7)

Deitada de barriga para cima, apóie as mãos ao lado do corpo, com as palmas voltadas para baixo. Eleve as pernas mantendo os joelhos estendidos e, em seguida, eleve os quadris tentando levar os pés em direção ao chão, atrás da cabeça. Permaneça de um a dez minutos.

Para que serve: favorece o retorno venoso e a circulação dos vasos linfáticos, prevenindo os vasinhos e a celulite. Aumenta a irrigação do cérebro e, por isso, melhora a concentração. Alonga toda a região posterior.

compensação da invertida (foto8)

Deite de barriga para cima. Apóie os cotovelos e empurre-os contra o chão, elevando o peito, sem tirar os quadris ou a cabeça do solo. Se conseguir, estenda os braços para o alto, unindo a palma das mãos.

Para que serve: estimula a glândula tireóide, beneficiando a regulagem de peso e do metabolismo. É uma das principais posições voltadas para o emagrecimento.

torção (foto9)

Sentada com as pernas à frente, flexione um dos joelhos mantendo a perna apoiada no chão. Em seguida, cruze a outra perna por cima, mantendo os ossinhos do bumbum bem apoiados no chão. Posicione o braço direito à frente da perna esquerda, fazendo uma espécie de alavanca para a torção do tronco. A outra mão fica no chão, atrás do bumbum. Fique assim por quatro respirações e depois inverta a posição.

Para que serve: ativa o sistema nervoso pelo estímulo da coluna vertebral e revitaliza o organismo porque massageia os órgãos internos.
Para ver mais fotos clique no título da mensagem "Revista Boa Forma" para fazer o dowlload do arquivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário